Brasileiros

Bar da Dona Onça para os clássicos da cozinha brasileira!

Já fazia tempo que queria conhecer o famoso Bar da Dona Onça, da chef Janaína Rueda, também a frente dos negócios A Casa do Porco Bar (hoje eleito como o 12º melhor restaurante do mundo!), Hot Pork, Sorveteria do Centro e o mais recente e democrático, Merenda da Cidade, todos localizados no centro de São Paulo. Então, com reserva feita garantimos nossa mesa no movimentado salão.

Bar da Dona Onça da chef Janaína Rueda no centro de São Paulo
Bar da Dona Onça da chef Janaína Rueda no Edifício Copan

De seu menu extenso e variado, chamam a atenção os clássicos da cozinha brasileira, das bebidas às sobremesas e, sem dúvida, recomendo a Onça Pintada, uma bebida refrescante e saborosa de tangerina e maracujá, tradicionalmente servida como caipirinha, porém também disponível na versão sem álcool.

A famosa Onça Pintada na versão sem álcool!
A famosa Onça Pintada na versão sem álcool!

Para abrir o apetite fomos de “Trem Bão”, uma porção da nossa tão brasileira coxinha de galinha caipira, que vieram douradas, crocantes, sequinhas e mais gostosas acompanhadas de creme de catupiry e gotinhas de pimenta.

Coxinha de galinha caipira "Trem Bão"
Coxinha de galinha caipira “Trem Bão”

Seguimos para os principais com a generosa moqueca de peixe e camarão servida com tartar de banana, farofa de dendê e arroz, que apesar do camarão fora do ponto ideal de cozimento, era um bom prato com destaque para o peixe bem feito!

Moqueca de peixe + camarão + tartar de banana + farofa de dendê + arroz
Moqueca de peixe + camarão + tartar de banana + farofa de dendê + arroz

Bem molhadinha, a galinhada caipira com quiabo, preparada de forma moderna, ganhou uma estrelinha com sua incrível gema curada!

Linda galinhada caipira com quiabo e gema curada do Bar da Dona Onça!
Linda galinhada caipira com quiabo e gema curada do Bar da Dona Onça!

Para encerrar o almoço, optamos pelo Trio elétrico: quindim, pudim e brigadeiro mole, que infelizmente deixou a desejar com um quindim opaco e insosso, além de um pudim consistente demais. Salvou-se o brigadeiro mole, mas com gostinho de massa enlatada.

Trio elétrico: quindim + pudim + brigadeiro mole
Trio elétrico: quindim + pudim + brigadeiro mole

Exceto pela sobremesa, agradaram os pratos bem servidos, gostosos e de ótima apresentação, no entanto sempre faltava um tempero que os tornassem excepcionais. Como minha expectativa era muito alta, saí com a sensação de que esperava um pouco mais do Bar da Dona Onça.

>> Um grande chef de destaque no Centro de São Paulo é o paraibano Onildo Rocha, responsável pelas cozinhas do Notiê e Abaru! 😉
Faixa de preço : $$$
Preços checados em julho de 2023.
Endereço*:
Edifício Copan
Avenida Ipiranga, 200 – Cj 27 e 29
Centro, São Paulo – SP
(11) 3257-2016
Horário de funcionamento*:
Seg a Sáb: 12h às 23h
Dom: 12h às 17h
*Sujeito a alteração, consulte o site.

Você também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *