Japão

7 doces que você precisa provar no Japão!

Se havia uma coisa que eu estava mega ansiosa para provar no Japão eram os doces, tanto os wagashis, doces tradicionais japoneses, quanto os yogashis, doces preparados com técnicas ocidentais, pois são bem delicados, leves em dulçor e quase sempre de apresentação fofíssima! Mesmo com a expectativa lá no céu, não me decepcionei e trouxe aqui para o post 7 doces que você PRECISA experimentar quando visitar as incríveis terras nipônicas!

#1. O PERFEITO mille-feuille do Gariguette:
Este foi, com certeza, o doce mais PERFEITO que comi no Japão! A massa folhada é impecavelmente crocante do início ao fim e os recheios extremamente deliciosos, amei o Napoléon de creme de confeiteiro com morango e mais ainda o de Pistache & Framboesa!

Você precisa provar o Irresistível mil folhas do Gariguette quando visitar o Japão!
Perfeito mil-folhas do Gariguette!

Foi mais de uma hora na fila, em um dia de frio congelante em Osaka, mas digo que valeu muitíssimo a pena! De verdade, a minha vontade era de levar vários, inclusive os salgados! Além de Osaka, o Gariguette tem uma loja em Tokyo e Fukuoka. Super recomendo! 😉

#2. O gracioso cream puff do Shiro-Hige’s Cream Puff Factory:

Este é um doce IMPERDÍVEL, principalmente para os aficionados pelo personagem Totoro do filme japonês “Meu Amigo Totoro”! Além de ser uma gracinha, que dá até dó de comer, ele é uma delícia com sua massa levíssima e recheios um mais gostoso que o outro! Degustei o incrível cream puff de chocolate e amei o de morango, sério, sonho com ele até hoje!

Incrível Chocolat Cream Puff!
Incrível Chocolat Cream Puff!
Maravilhoso Strawberry Cream Puff do Shiro-Hige’s Cream Puff Factory é um dos doces que você precisa provar no Jãpão!
Maravilhoso Strawberry Cream Puff do Shiro-Hige’s Cream Puff Factory!

Existem duas lojas em Tokyo e a que visitei fica próxima da estação Setagaya-Daita, localizada em um bairro tranquilo e com cerejeiras lindas! Chegando na lojinha fofa há duas filas, uma mais rápida para retiradas e outra mais demorada para refeições no local. Nem hesitei, peguei meus cream puffs e comi sentada debaixo das cerejeiras apreciando as pétalas de sakura caindo ao chão, como é bela a primavera no Japão!

*Para mais informações, consulte o site.

#3. Doces com matcha:
Apesar de ser uma dica mais vaga, aproveite que está no Japão e experimente quantos doces puder feitos com o tradicional chá verde em pó! Alguns exemplos que valem a pena são o crepe brûlée de matcha do Asakusa Chaya Tabanenoshi, em Tokyo, o Uji matcha tiramisu do Maccha House, em Kyoto, e o sorvete soft de matcha facilmente encontrado em qualquer lugar (não sabia que os japoneses gostavam tanto de sorvete!), porém o que eu mais gostei fica logo na entrada do Kinkaku-ji, o Templo de Ouro, também na cidade de Kyoto. Aliás, é a região de Uji que possui o matcha de melhor qualidade no Japão!

Delicioso kakegawa green tea brulee do Asakusa Chaya Tabanenoshi!
Delicioso kakegawa green tea brulee do Asakusa Chaya Tabanenoshi!
Para quem visita Kyoto, não deixe de provar o Uji Matcha Tiramisu do Maccha House!
Para quem visita Kyoto, não deixe de provar o Uji Matcha Tiramisu do Maccha House!
O matcha soft ice cream logo na entrada do Kinkaku-ji é um dos melhores que experimentei no Japão!
O matcha soft ice cream logo na entrada do Kinkaku-ji é um dos melhores que experimentei no Japão!

#4. O clássico ichigo daifuku:
Ichigo daifuku nada mais é do que um mochi (bolinho de arroz) recheado com anko (pasta doce de feijão vermelho) e morango. Confesso que apesar da descendência japonesa, não sou fã de anko, mas isso não é um problema porque os japoneses criaram outros recheios mais gostosos, como creme, matcha e chocolate. E o melhor ichigo daifuku que degustei era do Iroha Strawberry Daifuku no Tsukiji Outer Market, em Tokyo! O mochi é macio, o recheio delicioso e o morango sem acidez nenhuma!

O Ichigo Daifuku de chocolate do Tsukiji Outer Market é macio e muito gostoso!
O Ichigo Daifuku de chocolate do Tsukiji Outer Market é macio e muito gostoso!

#5. Ichigo Ame, o nosso morango do amor na versão japonesa:

O morango do Japão é muito bom, sempre macio, vermelhinho e doce, por isso vale a pena experimentar variados doces com morango quando estiver por lá! Além do ichigo daifuku, é muito comum encontrar o ichigo ame, mais conhecido por nós como morango do amor. A casquinha que cobre o espetinho de morango é fininha e crocante! O melhor que provei foi na Chinatown de Yokohama!

Incrível ichigo ame de Yokohama, mais conhecido por nós como morango do amor!
Delicadíssimo ichigo ame de Yokohama, mais conhecido por nós como morango do amor!

#6. Melonpan, o famoso pãozinho japonês:

Sempre imaginei que o tal do melonpan tivesse sabor de melão, engano meu, normalmente apenas o formato lembra um melão. Mesmo assim vale a pena provar, pois em geral, este pão é servido quentinho, possui uma casca crocante e o miolo muito macio! Pode ser degustado simples, aromatizado ou recheado com sorvete! Dois ótimos exemplares são o melonpan do Melon de melon, que visitei na cidade de Nara, mas que possui lojas em outras cidades do Japão, e do Asakusa Kagetsudo, em Tokyo!

Melonpan crocante por fora e macio por dentro do Melon de Melon em Nara!
Melonpan crocante por fora e macio por dentro do Melon de Melon em Nara!
Delicioso melonpan recheado com sorvete de matcha do Asakusa Kagetsudo!
Delicioso melonpan recheado com sorvete de matcha do Asakusa Kagetsudo!

#7. O tradicional dango:

Comumente encontrado pelas ruas do Japão, o dango é um bolinho de arroz glutinoso servido em formato arredondado no espeto e pode ser esbranquiçado, colorido, com ou sem toppings. Os que mais gostei encontrei no Nishiki Market, em Kyoto, principalmente a bolinha com cobertura de yuzu, e o tanuki dumplings do Mt. Fuji Panoramic Ropeway com molho de soja adocicado! Para quem não conhece o mochi pode estranhar a textura macia e elástica, mas só experimentando para saber, eu amo!

Delicadíssimo dango do Nishiki Market, em Kyoto!
Delicadíssimo dango do Nishiki Market, em Kyoto!
Saborosos Tanuki Dumplings do Mt. Fuji Panoramic Ropeway!
Saborosos Tanuki Dumplings do Mt. Fuji Panoramic Ropeway!

De verdade, voltei APAIXONADA pelo doces japoneses, tem docinho na esteira, confeitarias chiquérrimas até doces de rua, dá vontade de comer tudo! E aí, conta aqui para mim qual desses doces você quer experimentar primeiro?!

>> Se o Japão está muito distante, que tal dar uma olhadinha nos doces imperdíveis de Nova York?! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *