Minha última visita ao Maní havia sido em 2019, ocasião na qual comi muito bem, porém de uns tempos para cá ouvi rumores de que o restaurante já não era mais a mesma coisa. Então, voltei, mas desta vez para provar o elaborado menu degustação de dez tempos. Mais do que nunca saí de lá IMPRESSIONADA e com a certeza de que a chef Helena Rizzo faz jus a sua estrela Michelin, além da posição de 96º melhor restaurante do mundo!
Apesar do menu degustação ser dividido em 10 tempos, ele é composto por 12 pratos e custa R$ 580,00 por pessoa. Eu sei, o valor é salgadinho e as porções nada generosas, todavia te digo que essa experiência vale MUITO a pena!
Tudo começou com uma atraente tortinha de brócolis com base de algas marinhas, gema curada de missô rodeada por salicórnia, uma PANC originária de ambientes salinos, e uma tostada com queijo tulha, cebola negra e mel de cacau. ADOREI a cesta verde e crocante com gostinho do mar, além da crocância da tostada coberta com cebola adocicada!
Em seguida, recebemos os pratos mais lindos do dia: vieira com pepino, azeite de baunilha do cerrado, crocante de arroz e borago junto com o caranguejo, que é uma gelatina de crustáceo com maracujá, salada de abóbora de pescoço e capuchinha. Além de FOFÍSSIMOS, eram de um frescor e sabor ímpar!
Foi a vez então das pérolas com explosão de jabuticaba e tagete, banhadas por água do tomate fermentada com azeite de limão. Super refrescante, de técnica, sabor e acidez BASTANTE interessante!
Não ficou para trás o FANTÁSTICO creme de milho com pipoca de quinoa, katsuobushi, pancetta e ovas de tainha! Chamou a atenção a picância, o gostinho de pipoca, a crocância e a cremosidade, tudo muito equilibrado no prato!
Seguimos para o carapau, também conhecido como peixe azul, acompanhado de capeba recheada com uarini, pancetta e banana servido em caldo de peixe. DESTACO aqui a pele do peixe levemente crocante e muito saborosa, além do caldo apimentado. Como ponto de observação, apenas achei a banana um pouco doce demais.
Com certeza o Vatapá foi um dos PONTOS ALTOS do menu degustação! Apesar da inspiração baiana, tenho que dizer que este prato me lembrou prontamente a culinária do sudeste asiático devido ao uso de ingredientes como a farofa crocante de amendoim, o molho bem apimentado, a cavaquinha carnuda sob salada de mamão verde com o frescor do coentro!
Como todo bom restaurante brasileiro não poderíam deixar de apresentar a sua versão de feijoada e que feijoada! As esferas de feijão explodiam, literalmente, todo o sabor que a gente espera de uma feijoada, super bem acompanhadas de couve manteiga frita, farofa de castanha crocante, gominhos de laranja, paio e pé de porco extremamente saboroso, FENOMENAL!
Infelizmente, o último prato principal foi o ponto baixo da degustação, o cabrito cozido por 24 horas com ervas e especiarias não me impressionou, estava parcialmente macio e era bem intenso! Este foi o único prato que não gostei e só por causa dele que o menu degustação não foi perfeito.
Na reta final, recebemos uma graciosa sobremesa de mochi de rosas, sorbet de lichia e creme de batata-doce roxa. Fiquei APAIXONADA pelo mochi delicado, macio, elástico e com gostinho suave de rosas, pelo sorbet refrescante e ligeiramente floral de lichia e pelo saboroso creme de batata-doce!
Para encerrar com chave de ouro, uma BELÍSSIMA floresta negra com amoras frescas, sorbet de jabuticaba e cumaru! Apesar da amora um pouco azeda, agradaram as diferentes texturas, o frescor, a leveza e o toque mais do que especial do cumaru!
Não sei se foi a cara de decepção pós-cabrito ou se o gran finale é sempre assim, mas recebemos uma seleção de petit fours que não estavam no menu, como a inusitada tartelete de presunto cru e mandioquinha, o delicado bolo de milho com goiabada e creme de queijo, o maravilhoso bombom de quentão e o SURPREENDENTE figo cozido com cardamomo de dulçor na medida certa!
Fiquei ainda mais contente com a ecobag que recebemos recheada com o menu e o famoso polvilho da Padoca do Maní, mega crocante e ligeiramente adocicado! 🙂
Por fim, digo sem hesitar que foi uma experiência INCRÍVEL, com uso de ingredientes e técnicas diferenciadas, pratos bem elaborados, executados com maestria e lindamente decorados! Mesmo com o atendimento um pouco confuso, provavelmente pela casa lotada, saí impressionada e super recomendo!
Os pratos surpreendem pelo visual, sabor, técnica e apresentação.
Vale muito a pena!!