Apesar de estar escrevendo apenas agora sobre o Tordesilhas, minha admiração pelo restaurante e pela chef Mara Salles já é das antigas, inclusive frequentei o casarão da rua Bela Cintra, que se mudou em 2013 para o endereço atual, uma casa acolhedora, porém nada preparada para os dias quentes da capital paulista.
E o motivo pelo qual o Tordesilhas é um dos meus restaurantes queridinhos e sugiro para os gringos é a tradicional comida brasileira bem feita, afinal já são mais de 30 anos de testes, experiência e sucesso!
Para começar, INDICO DE OLHOS FECHADOS a Comissão de Frente composta por pastel de camarão dourado e crocante, marinada de vegetais para trazer aquele frescor e ligeira acidez, saborosa carne seca confitada em manteiga de garrafa e queijo de coalho adocicado com melado! Outra porção IMPERDÍVEL para compartilhar é o Bolinho Errado e Aioli de Pequi, uma massa de mandioca com queijo artesanal da Mantiqueira que desmancha na boca!
Nesta última vez provei o delicioso Bobó de Camarão com acaçá e farofa de dendê! Adorei o gostinho de leite de coco do acaçá equilibrando o leve apmentado do bobó farto de camarões!
Também faz bonito a excelente Costelinha de Porco Confitada sobre Risoto Mulato e Couve! Quer prato mais saboroso e brasileiro do que esse?!
Além dos pratos do menu, sempre há uma sugestão da chef, que nesta última visita era um suave Pirarucu em Tucupi, Legumes Orgânicos e Cuscuz de Farinha D’Água com camarões.
Se não fosse pelo calor excessivo, nosso almoço teria sido perfeito, uma vez que a comida estava excelente, como sempre!