Se tem uma sobremesa que eu AMO de paixão é brownie e recentemente testei a MELHOR receita de todos os tempos, o brownie de chocolate com framboesa da Heloísa Bacellar! Além de lindo por causa do colorido das frutinhas, assim que sai do forno este brownie fica com uma casquinha crocante e o interior super cremoso! Sente-se também o leve azedinho da framboesa que equilibra a generosa dose de chocolate! Juro, é de comer rezando!
Ingredientes:
- 1 xicara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 200 g de manteiga sem sal derretida e morna
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de sal
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 180 g de chocolate meio amargo em pedaços de 1 cm
- 125 g de framboesa fresca
- Margarina para untar
- Farinha de trigo para polvilhar
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: Até 1 hora
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o chocolate em pó e reserve;
- Em outra tigela, misture a manteiga derretida com o açúcar, o açúcar mascavo, o sal, os ovos e a essência de baunilha até obter uma massa lisa e viscosa;
- Acrescente a mistura de farinha de trigo com chocolate em pó e homogeneíze;
- Junte o chocolate picado e transfira a massa para uma assadeira de 20 cm x 30 cm untada e polvilhada;
- Distribua as framboesas por cima e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 30 minutos, até que esteja firme na superfície e o palito espetado saia com farelos.
Validade: até 2 dias fora da geladeira
Observações: a receita original utiliza 200 g de chocolate meio amargo, mas como a maioria das barras de hoje são de 90 g, não vi problema em reduzir um pouco. Aliás coloquei 170 g, pois as barras que usei eram de apenas 85 g cada, 60 % cacau e 73% cacau. Devido ao alto teor de cacau, o brownie ficou menos doce, do jeitinho que eu gosto!
Também coloquei menos framboesa porque a caixa só tinha 80 g. Poderia ter mais? Até poderia, porém é uma frutinha bem cara, então me contentei com esta quantidade mesmo.
Por fim, é importante fazer o teste do palito mais de uma vez para garantir que não esteja pegando partes com chocolate derretido.