Com esse friozinho, uma boa pedida é um lamen quentinho. E um dos mais tradicionais restaurantes de lamen de São Paulo está no bairro da Liberdade, o famoso Aska. Aliás, quem nunca ouviu falar sobre a sua longa fila de espera?
Em respeito ao próximo, o restaurante pede que clientes até duas pessoas sentem-se no balcão, local privilegiado para ver os pratos sendo preparados. Ele pede também que os clientes liberem o espaço assim que finalizem suas refeições, podendo atender mais rapidamente aos próximos clientes. Ou seja, é um local para comer e não para ficar batendo papo.
O menu é compacto e oferece lamens com caldo de frango ou porco. Dentre as variações há o shio, shoyu e misso. Ainda pode conter cebolinha, broto de feijão e alguns toppings. Escolhi o Shoyu Tonkotsu, que vem carne, bambu, nori e ovo. O pedido chegou rapidinho.
O macarrão fino foi cozido no tempo adequado deixando-o na textura ideal, nem molenga nem duro demais. O bambu estava um pouco fibroso, em contrapartida, a carne estava bem macia. Tudo veio mergulhado em um saboroso caldo de porco quentinho.
Uma refeição simples, tradicional, gostosa e barata! Os lamens sem adicionais custam de R$18,00 a R$ 21,00! Acho que esses adjetivos explicam as longas filas de espera.
Então, a dica é: chegue cedo! Cheguei logo que o restaurante abriu e estava tranquilo, porém vinte minutos foram o suficiente para encher o local.