O restaurante Aizomê, de culinária japonesa, ganha uma nova casa no segundo andar da Japan House São Paulo. Enquanto a sua matriz tem suas salinhas reservadas e menu degustação, a unidade Japan House tem mesas para compartilhar e pratos expressos.
Seu salão único e amplo é claro, moderno e com bambu fazendo parte da decoração. O restaurante acompanha a proposta do centro cultural de propagar a genuína cultura japonesa e suas perspectivas inovadoras.
O menu apresenta pratos variados quentes ou frios, com base no arroz ou macarrão, e de valores mais em conta. Provei o setto de tonkatsu. Os settos são um conjunto de pratos que formam uma refeição completa e diversa. O tonkatsu é servido com arroz, misoshiru com tofu e algas, tsukemono, dois kobachis (pequenos acompanhamentos) e salada.
O tsukemono é uma conserva de verduras ou legumes. Esse foi feito de acelga, cenoura e pepino sobrepostos com toque de gergelim.
Um dos kobachis era o nishime, um cozido japonês, que veio cenoura, ervilha, inhame, nabo, konnyaku e kamaboko (massa de peixe), um acompanhamento que lembra a comida da minha avó. E o outro era tsukemono de nabo crocante e adocicado, raiz de lótus e shiitake cozidos. A salada de folhas e legumes era vistosa com pétalas de flores alaranjadas e seu molho possuía o sabor oriental do gergelim.
O tonkatsu é um prato bastante popular no Japão, que nada mais é do que costeleta de porco empanada e frita. A carne espessa estava muito macia e suculenta. Empanada em farinha especial, estava dourada e crocante até o fim da refeição. Apesar de frita, não era pesada demais.
Veio acompanhado de saladinha de repolho e molho tonkatsu com gergelim, adocicado e que proporcionava muito sabor ao prato. Desde a carne de qualidade até o modo de preparo impecável fez deste tonkatsu o melhor que já provei na vida!
Para encerrar o almoço com chave de ouro, degustei o tiramisù de matchá. Além de ser muito lindinho, é leve, delicado, sem açúcar em excesso e com um sutil amargor característico do matchá. É uma sobremesa deliciosa e equilibrada.
A chef Telma Shiraishi estava lá e notei como ela é atenciosa e simpática com seus clientes. Recentemente ela recebeu o título de “Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa”, nomeada pelo governo japonês, sendo a primeira brasileira e única chef mulher a receber o título no mundo! ?