Basilicata era uma padaria apertadinha, mas que chamava a atenção pelo seu delicioso pão italiano. Desde 2017, a padaria virou um charmoso grande empório e conta com um restaurante no segundo piso, especializado em culinária típica do sul da Itália.
O pão italiano é a inspiração do restaurante, estando presente na decoração do ambiente com pás de forno no teto, e claro, nas entradas e pratos principais do cardápio.
O suave e refrescante clericot foi uma ótima pedida para o calor que fazia no dia. E para entradinhas, pedimos salsicciotto al vino rosso con radicchio, bruschetta de bufala e bruschetta de capra.
A linguiça calabresa especial ao vinho tinto estava muito bem temperada e veio acompanhada de torradas amanteigadas. As bruschettas estavam crocantes, enquanto a de bufala era de um sabor suave e fresco, a de capra, minha preferida, era mais marcante devido ao queijo de cabra e azeite trufado, e adocicada pela presença da cebola caramelizada.
Minha pasta escolhida foi o tortellone de cacciocavalo, uma massa verde recheada com queijo cacciocavalo e muçarela ao molho de tomate. Fiquei surpresa ao receber meu prato com três enormes tortellones., que estavam gostosos e muito bem recheados de queijo.
Para finalizar, degustei um maravilhoso cannolo recheado com creme de avelã. A massa era crocante e o recheio delicioso e geladinho.
Gostei do ambiente aconchegante e atendimento super atencioso. Na saída, ainda é possível enlouquecer com a variedade de produtos no empório.