O restaurante Quintal das Letras, pertencente à Pousada Literária de Paraty (pousada oficial da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP), funciona em um elegante salão no coração do centro histórico da cidade e tem como especialidade a culinária caiçara, cujos pratos são preparados a partir de produtos frescos colhidos na horta da Fazenda Bananal.
Dentre os pratos com maior saída estão o típico mexidinho do mar, o peixe maria panela, a moqueca de peixe do quintal das letras, o robalo em crosta de banana e o espaguete de frutos do mar.
Enquanto decidíamos nossos pratos, fomos recebidos com um apetitoso gaspacho, e então optamos pelo espaguete de frutos do mar e robalo em crosta de banana.
O espaguete estava muito gostoso e abundante em frutos do mar cozidos no ponto correto, exceto por uma lula ou outra um pouco borrachuda. No entanto, para mim, a estrela da noite foi o robalo! O peixe tinha um sabor suave, levemente adocicado pelas bananas, que estavam parte tostadas e crocantes, e equilibrado pelo molho mais ácido de ervas e limão. Para acompanhar, um gratinado de raízes maravilhoso com uma crosta crocante e saborosa de queijo queimadinho!
Para finalizar com chave de ouro, degustamos o trio de crème brûlée: chocolate, fava Tonka e frutas vermelhas. E mais uma escolha assertiva, o de fava Tonka apresentava o sabor abaunilhado e amendoado do cumaru, uma delícia! Mas tinha uma textura mais gelatinosa. Já o de chocolate era mais amarguinho com um enfeite de chocolate branco adocicado e textura aerada. Por fim, o de frutas vermelhas era cremoso e mais próximo ao tradicional, porém com a adição de uma compota frutada levemente azedinha. Um ponto em comum eram as camadas de açúcar delicadas e o dulçor sem exagero.
Antes de ir a Paraty, em fevereiro, ouvi comentários muito bons sobre o Quintal das Letras, porém nossa experiência foi além das expectativas e saímos muito satisfeitos com a qualidade dos pratos apresentados. Com certeza é um lugar que vale muito a pena conhecer!
Observação: devido ao atual cenário de pandemia da Covid-19, o restaurante está funcionando com capacidade reduzida e reserva antecipada através do WhatsApp ou e-mail da pousada.