Sempre adorei culinária árabe, mas nunca liguei tanto para hommus, aquela pasta de grão de bico e tahine, pois o achava sem graça e pesado demais, até que conhecei o Make Hommus. Not war, localizado no Sumarezinho e aberto em 2020, no dia 13 de maio, dia internacional do hommus.
Para conhecer a primeira homuseria do Brasil, fiz o pedido via Rappi apenas porque havia um voucher de desconto, do contrário daria preferência para o Goomer, pois sempre me decepciono com a entrega do aplicativo. Estresses com a Rappi à parte, pedi o Hommus do produtor – Seu Jacó, Hommus Merguez e um ka’ak laden, pão típico das ruas de Jerusalém.
Apesar de simples, o ka’ak fez toda a diferença na experiência, o pão estava IMPECÁVEL, macio por dentro, ligeiramente adocicado, crocante e com gostinho de gergelim na casca dourada, perfeito para comer com o hommus!
Difícil até dizer qual prato gostei mais, porém em ambos o hommus temperado com sal, alho, limão e azeite estava INCRÍVEL, muito leve e sedoso! No Seu Jacó, o hommus é base para o kibe levantino de carne com nozes do sr. Jacó, finalizado com molho de tomate à moda turca e ovo. Fez sucesso o kibe MUITO bem temperado e com a crocância das nozes!
SENSACIONAL também estava o Hommus Merguez, servido com linguiça de cordeiro na brasa, ovo, tomate assado e cebola com sumak! Neste prato temos o sabor mais intenso e levemente apimentado da linguiça de cordeiro!
Sem dúvida nenhuma super recomendo os IMPERDÍVEIS hommus do Make Hommus. Not war! Além dos que provei, a casa oferece versões com legumes orgânicos do dia assados com ras al hanout, couve-flor assada, mini capeletti de carne com molho de iogurte, kafta bovina na brasa recheada com queijo e molho de iogurte e ovos estralados no molho de tomate com cogumelos e especiarias.
Escolha o seu e veja se concorda comigo que são os melhores hommus de São Paulo! Aliás, para mim foram os melhores da vida!