Dadinho de tapioca é um aperitivo que tem aparecido cada vez mais no cardápio de bares e restaurantes brasileiros, graças à criação bem-sucedida de Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó. Felizmente, tive o prazer de degustar o original dadinho de tapioca em seu antigo restaurante, o Esquina Mocotó, e simplesmente me apaixonei por este petisco!
Desde então, provei em alguns outros estabelecimentos e variadas versões, porém não era a mesma coisa e já fazia tempo que estava com vontade de repetir a dose no Mocotó Café, situado no Mercado de Pinheiros, mas com o distanciamento social e fora do alcance do serviço de entrega, o jeito foi reproduzir a receita aqui em casa mesmo. Fiz e deu certo! Os dadinhos ficaram leves (apesar da fritura em imersão), crocantes e com gostinho de queijo de coalho! Deu água na boca? Então, aproveite a receita do chef e faça você também!
Ingredientes:
- 200 g de tapioca granulada
- 300 g de queijo de coalho ralado
- 400 ml de leite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino branca
- Óleo para fritar
Rendimento: 60 dadinhos
Modo de preparo:
- Misture o queijo de coalho ralado com a tapioca granulada, sal e pimenta branca;
- Adicione o leite fervido e mexa até obter o ponto ideal (massa completamente hidratada e leite quase todo absorvido, porém ainda maleável para despejar na travessa);
- Despeje a massa em uma travessa pequena forrada com filme, formando uma placa lisa e homogênea;
- Cubra a superfície da massa com plástico e alise com as mãos para evitar a formação de película;
- Deixe esfriar por 2 horas;
- Leve à geladeira por mais 2 a 3 horas;
- Corte a massa em cubos de 2,5 cm;
- Frite em óleo por imersão e sirva quente.
Os dadinhos de tapioca ficam ainda mais gostosos se servidos com molho de pimenta agridoce! Pode apostar que estas calorias valem a pena! 😉
No entanto, se você não é adepto de frituras, não se preocupe! Você pode assar os dadinhos de tapioca no forno preaquecido a 225 °C por aproximadamente 30 minutos. Para deixá-los douradinhos e crocantes, unte a assadeira e as faces dos dadinhos com azeite e na metade do tempo, vire-os. Não ficam exatamente iguais aos fritos, porém posso dizer que superaram as minhas expectativas!