Le Botteghe di Leonardo é uma rede de gelateria italiana, que além de possuir lojas em Florença, Milão e Nápoles, atua no Brasil desde 2015. Sua primeira loja em terra brasileira foi instalada na Rua Oscar Freire, na capital paulista, e atualmente possui quatro lojas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.
A loja do Itaim Bibi oferece cerca de 20 sabores, sendo o Pistacchio di Sicilia, o carro chefe da casa. Serve também opções tipicamente brasileiras como Bolo de rolo e Quentão, além de gelatos diets e/ou veganos como Manga e Kibana (kiwi com banana).
Provei diversos sabores e optei pelo copinho pequeno com Quentão e Cioccolato all’arancia (R$ 13,00). O Quentão é preparado com cachaça envelhecida, casca de laranja e especiarias como cravo e canela. Enquanto o Cioccolato all’arancia é feito com leite, chocolate 70% e geleia de laranja com raspas glaçadas.
O Questão parecia ser gostoso, porém quando degustado com o Cioccolato all’arancia, ele praticamente desapareceu, além disso era bem aquoso. Por outro lado, o de chocolate com laranja tinha uma certa cremosidade e uma explosão de sabor!
Ademais dos gelatos, o cardápio é complementado com raspadinha, picolé com cobertura, biscoito de sorvete e doces que podem vir acompanhados de uma bola de gelato como waffles, cookies, bolos e panettone.
E por fim, o diferencial da gelateria Le Botteghe di Leonardo: o Peppino (R$ 11,00), um picolé para cachorro! O Peppino leva iogurte orgânico sem lactose e sem açúcar, uma gota de mel orgânico e uma fruta ou legume da estação em sua composição e o palito é um ossinho canino. Assim você poderá tomar um gelato com seu pet e ele não passará vontade!