Uma das atrações turísticas de Cunha é O Lavandário, que está situado a 8 Km do centro da cidade. O sítio é dedicado, principalmente, ao cultivo de lavandas, responsável pela linda paisagem lilás e uma relaxante fragrância alavandada no ar.
Lembre-se, porém, de que não estamos falando de campos de lavanda como os de Provence, na França, portanto contenha as expectativas surreais e aproveite o que O Lavandário tem a oferecer 😉
Diversas espécies de lavanda dividem o espaço no vasto terreno com 40 mil pés plantados, sendo a Lavandula dentata, a espécie majoritária devido à sua maior adaptabilidade ao clima e solo brasileiro, florescendo o ano todo em Cunha.
Além das lavandas, o sítio cultiva outras ervas aromáticas, como alecrim, gerânio, manjericão e verbena. A partir destas plantas, O Lavandário faz a destilação dos óleos essenciais e desenvolve produtos com ervas da propriedade e seus óleos destilados.
Esses produtos estão à venda na loja, como os óleos essenciais para fins terapêuticos, aromatizadores de ambiente, cosméticos e até biscoitos salgados deliciosos!
Ao lado da loja, está o café, onde são sevidos cupcakes, sorvetes, tortas, bebidas, entre outros produtos.
Provei o sorvete de chocolate com pedaços, que tinha sabor intenso e refrescante, além de muitos pedaços de chocolate. Experimentei também o cupcake de mel e limão, cuja massa não estava tão fofa, porém continha um aroma herbal e cobertura lilás azedinha de limão.
Ademais de visitar as plantações, a loja e o café, O Lavandário oferece uma experiência única de imersão em suas Vivências (R$ 120,00, por pessoa), onde o visitante conhece mais a fundo sobre o local, aprende a plantar mudas e podar as lavandas, além de acompanhar o processo de destilação do óleo essencial.
A Vivência é feita em um grupo de até 15 pessoas e ocorre mensalmente em um sábado. Ao final das 3 horas de aprendizado, o visitante recebe um certificado de participação.
E que tal encerrar o passeio admirando o pôr do sol no Lavandário? A linda e tranquila paisagem pode ser apreciada do mirante 😉