Peru

Cusco: dicas e o que fazer na antiga capital do Império Inca!

Belíssima Catedral del Cusco na vibrante Plaza de Armas!

Por ser o ponto de partida para Machu Picchu, Cusco é a cidade mais visitada do Peru, porém surpreende com seu centro histórico fascinante, passeios de paisagens imperdíveis e gastronomia exemplar! Confira aqui dicas e o que fazer na antiga capital do Império Inca!

Sem dúvidas, Cusco é MUITO mais do que imaginei! Além de ser riquíssimo na questão histórica e cultural, a região da Plaza de Armas é uma gracinha, tem uma energia super boa, cheia de lojas e ótimos restaurantes, é também a cidade base para os famosos passeios como Machu Picchu, a atração número 1 do Peru, Montanha de 7 Cores e Laguna Humantay, portanto parada obrigatória na sua viagem! Confira aqui o que fazer na antiga capital do Império Inca e o meu roteiro de 7 dias para te ajudar planejar a sua viagem, mas antes algumas dicas preciosas:

Quando ir

Basicamente Cusco possui 2 estações importantes: a seca, que vai de abril a outubro e que coincide com a alta temporada de junho a agosto, e a chuvosa, de novembro a março, sendo de dezembro a fevereiro a época de maior volume pluviométrico.

Apesar da temperatura média estar próxima dos 10 ºC e não variar muito durante o ano, digo por experiência própria que a variação de temperatura durante o dia no mês de setembro, quando viajei, era grande, então passei muito frio de manhã cedo e à noite com temperatura ao redor de 5 ºC e calor durante o dia chegando a mais de 20 ºC, por isso o ideal nesta época é vestir-se em camadas com uma camiseta de manga curta, blusa intermediária e uma blusa mais grossa. 😉

Quanto tempo ficar

Certamente Cusco tem atrações para muitos e muitos dias, todavia para quem visita apenas o Vale Sagrado e Machu Picchu o mínimo necessário são 3 noites, no entanto vale a pena explorar mais a região e o mínimo que recomendo são 7 noites.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru, apenas um documento de viagem válido, que pode ser o passaporte com validade mínima de 6 meses, inclusive para a saída do Peru, ou o RG em bom estado de conservação.

Entretanto tivemos problema para comprar o bilhete de ônibus para subir para Machu Picchu, estávamos apenas com o RG em mãos e o atendente não quis nos vender os bilhetes mesmo explicando que éramos brasileiros e fomos obrigados a buscar o passaporte no hotel para efetuar a compra. Então, se você tiver passaporte, leve-o para evitar maiores confusões e também para ter como recordação os carimbos de Machu Picchu e das montanhas!

Vacinação

Tampouco é necessário apresentar o certificado internacional de vacinação contra febre amarela, contudo é altamente recomendado que tenha a vacina em dia para determinadas regiões do Peru, inclusive Cusco. E desde 27 de outubro de 2022, não é mais necessário apresentar o cartão de vacinação para Covid-19.

Como chegar em Cusco de São Paulo

Atualmente, o único aeroporto internacional do Peru está situado em Lima, portanto saindo de São Paulo é obrigatória uma conexão na capital peruana. A principal companhia aérea que faz o trecho Guarulhos-Cusco é a LATAM, seguida da low-cost Sky Airline.

Viajei de LATAM e o que aconselho é ter tempo razoável para fazer a conexão em Lima, pois você precisa passar pela imigração (que é bem tranquila), pegar a sua mala despachada (se houver alguma), passar pela alfândega, ir ao guichê da companhia aérea para despachar a mala novamente, seguir para a área de segurança onde são checadas as malas de mão no Raio-X e então, ir para o portão de embarque.

Nós tínhamos 2h15 para fazer a conexão e foi bem corrida porque tiveram uma problema para abrirem a porta do avião onde estavam as malas e demoraram demais para liberarem as bagagens, só deu tempo de pegar o vôo porque priorizaram o despacho das nossas bagagens.

Qual moeda levar

Leve dólar e faça o câmbio no Peru, se necessário. No nosso caso levamos dólar em espécie e usamos nas acomodações que aceitavam pagamento em dólar mesmo. Além disso, levamos dólar em cartões de débito, eu levei meu cartão da Wise e o meu marido levou o cartão do Inter, o que foi ótimo, já que não precisamos fazer câmbio em momento algum.

A maioria dos estabelecimentos aceita cartão como meio de pagamento, porém alguns cobram uma taxa de 5% pelo uso do cartão. Para usar a moeda local, o Sol, fizemos um saque no aeroporto para poder pagar o táxi e os demais saques em caixas eletrônicos que encontram-se aos montes ao redor da Plaza de Armas e na Avenida El Sol.

Via de regra usamos dólar em espécie nas acomodações, cartão de débito Wise ou Inter nos restaurantes e sol em táxi, van coletiva, lojas pequenas e atrações turísticas. Apesar do Inter ter cotação melhor e saques gratuitos, tivemos mais dificuldade em encontrar caixas eletrônicos que aceitassem este cartão. Por outro lado, não tive problema para sacar dinheiro com a Wise, mas após o valor referente a R$ 1400,00, o valor do saque variava entre os caixas eletrônicos de 18 a quase 30 soles, o que tornava o saque quase inviável.

Onde se hospedar

Sem dúvidas, a região ideal para se hospedar é perto da Plaza de Armas, onde estão concentrados o comércio e os melhores restaurantes da cidade! Ela também é próxima do local onde normalmente finalizam os passeios, no entanto esta proximidade pode custar mais cara, todavia tenha-a como referência.

Outro bairro bastante procurado pelos turistas é o gracioso San Blas, repleto de ateliês, cafés e restaurantes. Apenas não se esqueça de que Cusco está a 3399 m de altitude, o que pode fazer deslocamentos curtos serem mais difícies do que imaginamos, principalmente quando encontramos ladeiras e escadarias, algo comum nesta região.

Ficamos hospedados na Posada San Blas, um lugar simples e barato. Como dividimos nossa hospedagem em duas partes: antes e depois de Machu Picchu ficamos em quartos diferentes e por isso tivemos experiências distintas. Na primeira vez, o quarto era no piso superior virado para a rua, portanto extremamente barulhento e na segunda vez, ficamos no térreo em um quarto maior e mais silencioso. Nosso principal problema era ter que enfrentar uma bela escadaria toda vez que saíamos (geralmente representada por traços cinza no Google Maps). Se possível, fique até a rua Choqechaka, visto que a partir dessa rua é só subida.

Posada San Blas: simples e barata no charmoso bairro de San Blas
Posada San Blas: simples e barata no charmoso bairro de San Blas

Soroche: a doença da altitude

Como mencionado, Cusco está a quase 3400 m acima do nível do mar, ou seja, é bastante comum sentir a doença da altitude devido ao ar mais rarefeito, cujos principais sintomas são cansaço, dor de cabeça, náusea, vômito, perda de apetite, aumento da frequência cardíaca, tontura e em casos mais graves, falta de ar, confusão mental e coma. Em geral, a aclimatação ocorre em alguns dias.

Cada pessoa reage de um jeito, então não tem como prever e notamos que independe de seu condicionamento físico. Em Cusco nossos sintomas foram dor de cabeça e cansaço, entretanto quando fizemos os passeios em que estávamos em altitudes mais elevadas o cansaço era imensamente maior, além de dor de cabeça, náusea, tontura e taquicardia. Conseguimos lidar com os sintomas tomando analgésicos, chá de coca ou mascando a própria folha de coca, porém sei que existem medicamentos a venda nas farmácias para este fim, as chamadas soroche pills. Como farmacêutica não recomendo o uso de medicamentos que não estamos acostumados, ainda mais fora do nosso país. Outra solução em casos mais graves é o oxiênio em lata ou cilindro.

Algumas recomendações que recebi da minha guia local para ajudar a lidar com o soroche foram beber muita água, alimentar-se de comidas leves e tomar chá de coca.

Meu principal conselho é não exija muito de você mesmo, principalmente nos primeiros dias, descanse e durma bem, faça as coisas no seu ritmo e fique atentx aos sinais que o seu corpo emite. Se precisar, não hesite em buscar ajuda médica.

Boleto Turístico

Antes de falar sobre o que fazer em Cusco é necessário entender sobre o Boleto Turístico del Cusco (BTC), que é um bilhete pessoal e intransferível que permite uma entrada temporária a até 16 lugares turísticos, como monumentos arqueológicos, museus e locais históricos. Várias das atrações descritas abaixo precisarão do BTC.

Existem dois tipos de BTC, o Boleto Integral que vale por 10 dias, custa 130 soles, dá direito aos 16 lugares turísticos, é vendido somente no Cosituc e pago apenas em espécie (adquiri o nosso na Av. El Sol, 103) e os Boletos Parciais que valem por 1 ou 2 dias, custa 70 soles, é vendido também nas entradas das atrações turísticas e são específicos para o circuito escolhido.

Após decidir o que e quando você deseja visitar, ficará mais claro qual é o melhor BTC para você. Mais informações no site do Cosituc.

O que fazer

O Império Inca originou-se no Peru e se estendeu por mais de 4000 Km, do Equador ao norte da Argentina, tinha Cusco como sua capital e detinha um avançado conhecimento em técnicas agrícolas, engenharia e tecelagem. Tudo isso é possível ser observado a partir de Cusco e arredores, além de paisagens de tirarem o fôlego com montanhas coloridas, montanhas nevadas e lagos de coloração azul turquesa a verde esmeralda! Cusco é certamente um prato cheio para qualquer viajante, dos amantes de história e cultura aos aventureiros e aficionados por belezas naturais!

CENTRO HISTÓRICO

A Plaza de Armas é o coração do centro histórico de Cusco, um local super agradável, movimentado, cercado de belíssimas igrejas, lojas e restaurantes bem conceituados. Abriga também grandes redes como Starbucks, McDonald’s e KFC, mas preservando os padrões de arquitetura da região. Vale a pena explorar seus arredores com ruelas e praças super charmosas!

Plaza de Armas, o coração do centro histórico de Cusco!
Plaza de Armas, o coração do centro histórico de Cusco!

Alguns dos destaques são a imponente Catedral del Cusco com a famosa pintura “A Última Ceia” com um cuy sobre a mesa (entrada: 40 soles), a Iglesia de la Companía de Jesus (10 soles), que possui um observatório para a Plaza de Armas, a graciosa Plaza Regocijo e a impressionante Piedra de los 12 Ángulos.

Imponente Catedral del Cusco vista da Iglesia de la Companía de Jesus!
Imponente Catedral del Cusco vista da Iglesia de la Companía de Jesus!
Iglesia de la Companía de Jesus na Plaza de Armas de Cusco
Iglesia de la Companía de Jesus na Plaza de Armas de Cusco
Graciosa Plaza Regocijo, detalhe na grama em forma de lhama!
Graciosa Plaza Regocijo, detalhe na grama em forma de lhama!
Quanta perfeição na Piedra de los 12 Ángulos em San Blas - Cusco!
Quanta perfeição na Piedra de los 12 Ángulos!
CITY TOUR

Super recomendo contratar um City Tour para visitar e entender sobre a história dos principais sítios arqueológicos:

  • Qorikancha: também conhecido como Templo do Sol ou Templo Dourado para adoração de Inti, o Deus Sol (15 soles);
  • Qenqo: um dos lugares mais importantes do Império Inca, era utilizado para adoração de deuses, onde realizavam cerimônias, sacrifícios e mumificações. Está situado a 4 Km do centro de Cusco a 3500 m de altitude (incluso no BTC);
  • Sacsayhuaman: fortaleza Inca e centro cerimonial localizado a 2 Km ao norte de Cusco a 3700 m (incluso no BTC);
  • Tambomachay: era um templo de adoração à água, também conhecido como um lugar para descanso da elite Inca. Está a cerca de 8 Km do centro da cidade a 3700 m (incluso no BTC);
  • Puka Pukara: sua construção ainda é um mistério, porém aparentemente serviu como abrigo para soldados incas. Localizado a aproximadamente 7 Km do centro de Cusco a mais de 3785 m (incluso no BTC).
Qorikancha, conhecido também como Templo do Sol ou Templo Dourado
Qorikancha, conhecido também como Templo do Sol ou Templo Dourado
Qenqo, local de adoração aos deuses incas, sacrifícios e mumificações
Qenqo, local de adoração aos deuses incas, sacrifícios e mumificações
Sacsayhuaman: grandiosa fortaleza inca!
Sacsayhuaman: grandiosa fortaleza inca!
Tambomachay, templo para adoração à água
Tambomachay, templo para adoração à água

Contratei este tour de meio-dia com uma guia local, que o realiza duas vezes ao dia, às 10h e às 14h, e dura cerca de 4 horas e meia. O custo foi de 25 soles, contudo infelizmente não deu tempo de chegar a Puka Pukara antes de fechar às 18h, então melhor escolher uma agência que ofereça este tour com mais tempo. No final do meu tour a gente passou em uma comunidade na qual o guia explica sobre as diferenças entre tecidos feitos com a pelagem da lhama, alpaca e vicunã.

TOUR MORAY SALINERAS

Este passeio inicia em Cusco pela manhã (umas 8h30) e passa por Chinchero, onde aprendemos sobre a interessante arte de tecelagem, desde o tingimento de forma natural da lã da ovelha e alpaca até a confecção dos tecidos para vestimentas e produtos para casa. Como é tudo feito a mão, os preços são um pouco salgados, no entanto gostei bastante de ver a tintura feita a partir de plantas, frutas, milho roxo, cochonilha, pedra e criando variadas tonalidades de azul, verde, amarelo, roxo e vermelho.

Chinchero, onde aprendemos sobre as técnicas de tingimento natural da lã de ovelhas e alpacas
Chinchero, onde aprendemos sobre as técnicas de tingimento natural da lã de ovelhas e alpacas

O tour segue para Moray, lugar o qual admiramos a inteligência Inca ao criar experimentos agrícolas com terraços em “degraus”, sendo que cada “degrau” tem diferença de 0,5 ºC, portanto os terraços de cima são ideais para produtos mais habituados ao frio e os terraços de baixo para produtos de clima mais quente, uma vez que chega até 34 ºC. Assim, os Incas conseguiam testar diferentes tipos de cultivo, como variadas espécies de milhos, batatas e quinoas. Entrada Inclusa no BTC.

Moray abriga verdadeiros experimentos agrícolas inca!
Moray abriga verdadeiros experimentos agrícolas inca!

Depois o tour vai para uma loja em Maras para provarmos diversos tipos de chocolate e sal. E então, segue para a impressionante Salineras de Maras (entrada: 10 soles), local onde os poços de sal são passados de geração para geração e produz sais de diversas qualidades, os melhores possuem mais de 30 tipos de minerais e são comparados ao sal do Himalaia e Mediterrâneo. São cerca de 1h e meia para retornar a Cusco e o tour finaliza às 15h.

Salineras de Maras: produtora de um dos melhores sais do mundo!
Salineras de Maras: produtora de um dos melhores sais do mundo!

Este tour nos custou 50 soles por pessoa com a Inca Adventure Cusco e o único problema foi o calor intenso dentro da van na hora da volta.

TOUR MONTAÑA 7 COLORES

Rainbow Mountain ou Montaña 7 Colores ou Vinicunca é a segunda atração mais visitada por quem passa por Cusco, ficando atrás somente de Machu Picchu! Imagine então a quantidade de pessoas que se aventura pela trilha que considerei a mais difícil, porém ficou entre as minhas paisagens preferidas!

Claro que há muito photoshop nas fotos que vemos na internet, pois as cores são menos intensas do que as mostradas por aí, então sejamos realistas, entretanto ela é real, a diferença de cores é nítida e me deixou FASCINADA por ser diferente de tudo que já havia visto na vida, tudo graças aos diversos tipos de minerais presentes em sua composição! A paisagem excepcional recompensa cada neurônio perdido na trilha (rs)!

Fascinante Rainbow Mountain, Peru!
Fascinante Rainbow Mountain, Peru!
TOUR LAGUNA HUMANTAY

Imagine um lago de água cristalina que reflete os mais variados tons de azul e verde com montanhas nevadas como plano de fundo. Parece o PARAÍSO, não é mesmo? Só que este lugar idílico tem nome e endereço: Laguna Humantay e está localizada a aproximadamente 120 Km de Cusco, sendo facilmente acessada com as inúmeras agências de turismo que fazem o passeio diariamente. Apesar da trilha moderada e majoritariamente inclinada, vale o esforço da subida!

Laguna Humantay, um pedacinho do paraíso na Terra!
Laguna Humantay, um pedacinho do paraíso na Terra!
OLLANTAYTAMBO

Ollantaytambo parece ter saído de um filme de desenho animado, a Plaza de Armas da cidade é muito bonitinha, colorida, tranquila e cheia de restaurantes com varandas em volta! Aproveite para conhecer também o Parque Arqueologico Nacional Ollantaytambo incluso no BTC e as ruínas gratuitas de Pinkuylluna. Mesmo que apenas de passagem para pegar o trem para Machu Picchu, dedique algumas horas para conhecer a cidade!

Parque Arqueologico Nacional Ollantaytambo
Parque Arqueologico Nacional Ollantaytambo
Pinkuylluna, atração gratuita em Ollantaytambo!
Pinkuylluna, atração gratuita em Ollantaytambo!
MACHU PICCHU

Declarado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade em 1983 pela Unesco e considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu atrai cerca de 4000 visitantes por dia! E não é para menos, a grandiosidade de sua construção pelo povo Inca no século XV no alto da montanha a 2400 m de altura e seu misticismo é realmente IMPRESSIONANTE! Por mais que você veja milhares de fotos na Internet, a sua experiência será sempre única e por isso vale a visita!

Impressionante Machu Picchu: Patrimônio Mundial da Unesco e uma das 7 maravilhas do mundo moderno!
Impressionante Machu Picchu: Patrimônio Mundial da Unesco e uma das 7 maravilhas do mundo moderno!
OUTROS PASSEIOS:

Infelizmente as férias não são eternas e muitos lugares ficaram de fora do nosso roteiro, porém se você tiver mais tempo pode incluir:

  • Tour Valle Sur (construções Waris, Incas e Coloniais);
  • Parque arqueológico de Pisac no Vale Sagrado;
  • Montaña Palcoyo (alternativa à Montaña Vinicunca);
  • Tour Ausangate + 7 Lagunas;
  • Tour Waqrapucara (sítio arqueológico).

Meu roteiro de 7 dias/8 noites

Como estávamos cansados e precisando de férias, preferimos curtir tudo sem muita pressa, então fiz este roteirinho que foi perfeito para a gente, todavia para quem tem menos tempo é possível eliminar o dia 7 e retornar para Cusco no mesmo dia que conhecer Machu Picchu:

  • Dia 1: Chegada – aclimatação
  • Dia 2: Centro histórico e City Tour
  • Dia 3: Chinchero, Moray e Salineras de Maras
  • Dia 4: Montaña 7 Colores
  • Dia 5: Ollantaytambo e chegada em Aguas Calientes
  • Dia 6: Machu Picchu e Aguas Calientes
  • Dia 7: Ollantaytambo e volta para Cusco
  • Dia 8: Laguna Humantay

Dicas e informações finais

Apesar da maioria dos nossos aparelhos eletrônicos, como notebook, celular e power bank já serem bivolts, é sempre bom saber a voltagem local, no caso do Peru é 220 V e a maioria das tomadas é do tipo A (2 pinos chatos) e C (2 pinos).

Em relação ao fuso horário, o Peru está 2 horas “atrasado” em relação ao Brasil.

Outra questão que tinha em mente era sobre a segurança, uma guia local até me alertou para ficar atenta aos meus pertences no centro histórico, que acho uma regra válida para qualquer parte do mundo, porém na minha percepção achei Cusco bastante seguro, inclusive muito mais que São Paulo, pois tem policiais em toda parte! E apesar de você ser abordado o tempo todo para tirar fotos com alpacas, comprar obras de arte e passeios turísticos, visitar lojas e restaurantes, não é nada tão invasivo ou persuasivo. Basta agradecer e seguir em frente

Espero que as dicas deste post tenham sido úteis para você montar o seu roteiro ou que tenham te inspirado a conhecer Cusco e suas belezas históricas e naturais!

Todos os preços mencionados neste post foram checados em setembro de 2023.

Você também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *