Caminhar pelas tranquilas ruas de pedra e respirar história são os pontos altos do passeio por Colonia del Sacramento! Confira aqui dicas e o que fazer nessa graciosa cidade!
Colonia del Sacramento é um pequeno município no Uruguai situado às margens do rio da Prata, cujo bairro histórico é a principal atração da cidade. Apesar de Colonia ter sido fundada pelos portugueses em 1680, em vários momentos foi conquistada pelos espanhóis, o que explica as influências portuguesas e espanholas observadas ao caminhar pela cidade.
Devido à curta distância de Buenos Aires, Colonia del Sacramento tornou-se um destino muito procurado pelo turistas que visitam a capital argentina, pois as duas cidades estão separadas por uma travessia de apenas 1 hora de barco! Enquanto que a viagem entre Colonia e Montevidéu, capital uruguaia, leva cerca de 2 horas de carro e 3 horas de ônibus.
Então desde que planejamos nossa viagem para Buenos Aires, reservamos um dia para fazer um bate e volta a fim de visitar Colonia del Sacramento e fomos surpreendidos por uma cidade super fofa que ganhou os nossos corações!
Compartilhamos aqui algumas dicas dessa encantadora cidade:
- Bate e volta a partir de Buenos Aires
- Qual moeda levar
- O que fazer nessa incrível cidade histórica
- Dicas extras
Bate e volta a partir de Buenos Aires:
Ir a Colonia del Sacramento a partir de Buenos Aires, além de rápido é muito fácil, basta pegar um barco e já está lá! Há 3 companhias que realizam esse trajeto: Buquebus, Colonia Express e Seacat Colonia. Após algumas pesquisas na internet, optamos pela Buquebus e a viagem foi excelente.
Basicamente são oferecidos 3 horários de partida (manhã, tarde e noite) e 3 horários de regresso (manhã, tarde e noite), sendo todas as viagens com duração aproximada de 1h15.
Compramos nossos bilhetes pelo site da Buquebus com saída de Puerto Madero às 8h15 e retorno de Puerto de Colonia às 17h01 do mesmo dia. Para realizar todos os procedimentos tranquilamente, chegamos ao porto com 1 hora de antecedência.
Assim como em uma viagem de avião, é necessário fazer o check-in no balcão da companhia e como em qualquer viagem internacional, é preciso passar pela imigração. O curioso é que passamos em um guichê para fazer a saída da Argentina e logo em seguida, já passamos em outro guichê para fazer a entrada no Uruguai. Somente após esses trâmites é que pudemos ir ao portão de embarque.
O barco da Buquebus era bem grande e confortável, além disso tinha casa de câmbio, duty free e lanchonete. Em apenas 1 horinha, já estávamos no porto de Colonia!
Qual moeda levar:
Não sabíamos qual era a melhor moeda para levar a Colonia del Sacramento, portanto levamos reais, pesos argentinos e dólares. Notamos que durante a nossa visita havia uma vantagem em trocar dólares por pesos uruguaios e a maior desvantagem era em relação aos pesos argentinos, portanto trocamos dólares. Porém na falta de dólares, é aceitável o câmbio de reais para pesos uruguaios.
Assim como em alguns estabelecimentos só recebiam em pesos uruguaios, outros aceitavam reais, pesos argentinos, dólares e euros, o que facilita bastante a vida dos turistas.
Mas onde trocar o dinheiro?
As cotações no porto de Colonia eram muito desfavoráveis, por isso fomos até a casa de câmbio que fica na rodoviária da cidade, que dizem ter uma cotação melhor, porém estava fechada. Então fomos ao centro e encontramos o câmbio Aspen, onde trocamos nosso dinheiro.
O que fazer nessa incrível cidade histórica:
Apesar de Colonia del Sacramento ser uma cidade pequena, há diversas atrações turísticas e a grande maioria está localizada no bairro histórico, onde é possível conhecer tudo a pé!
Portón de Campo
A maneira mais interessante de entrar no bairro histórico é cruzando os muros, que protegiam Colonia, através do Portón de Campo, o antigo portão da cidade reconstruído em 1745.
Endereço: Rua Manuel Lobo, 209
Bastión de San Miguel
Logo ao cruzar o Portón de Campo, à esquerda está o Bastión de San Miguel com um preservado canhão e vista para o rio da Prata.
Endereço: Rua de San Pedro
Calle de los Suspiros
A Calle de los Suspiros é uma pequena rua pedonal, irregular, pavimentada com pedras e que reserva muitas lendas sobre a origem de seu nome.
Uma delas é que os condenados à morte eram levados à esta rua para afogá-los quando a maré subisse. Outra lenda diz que haviam muitos bordéis nesta rua e que os soldados suspiravam pelas prostitutas. Por fim, a história mais romântica conta que uma jovem apaixonada estava a espera de seu amado, quando de repente um mascarado cravou uma adaga em seu peito e ouviu-se um triste suspiro de adeus.
Endereço: Rua de los Suspiros
Faro de Colonia del Sacramento
O farol de Colonia está junto às ruínas do Convento de San Francisco e do alto, possui uma incrível vista panorâmica, onde é possível avistar todo o bairro histórico e o rio da Prata! Precisa apenas checar os horários de visita pois há uma pausa para o almoço.
Endereço: Rua de San Francisco
Taxa de visitação (UYU): $ 30,00
Museo Municipal
Quem curte museu vai adorar essa informação: um único bilhete dá acesso a 8 museus de Colonia! Entre eles estão o Portugués, Casa de Nacarello, Municipal Dr. Bautista Rebuffo, Archivo Histórico Regional, Azulejo, Indígena, Español e Paleontológico. Este bilhete é adquirido no Museo Municipal por apenas 50 pesos uruguaios, aceitos somente em moeda nacional.
Fundado em 1951, o Museo Municipal é o museu mais antigo da cidade. Em seu interior expõe objetos de diferentes períodos que foram encontrados, construídos, herdados ou utilizados pelos antepassados da própria comunidade.
Endereço: Rua del Comercio, 77
Horário de funcionamento: Diariamente – 11h15 às 16h45
Taxa de visitação (UYU): $ 50,00
Casa de Nacarello
A Casa de Nacarello está localizada ao lado do Museo Municipal e mostra como era a vida no período colonial através de objetos do cotidiano.
Endereço: Rua del Comercio, 67
Horário de funcionamento: Qua a Seg – 11h15 às 16h30
Taxa de visitação (UYU): $ 50,00
Museo Portugués
O Museo Portugués está situado em uma construção portuguesa do século XVIII e possui um acervo riquíssimo com muita história, mobílias lusitanas e cartografias dos séculos XVI e XVII.
Endereço: Rua Henriquez de la Peña, 180
Horário de funcionamento: Diariamente – 11h15 às 16h30
Taxa de visitação
(UYU): $ 50,00
Museo del Azulejo
No Museo del Azulejo encontram-se coleções de azulejos franceses e espanhóis utilizados na arquitetura da região do rio da Prata a partir do século XIX.
Endereço: Rua Misiones de los Tapes, 104
Horário de funcionamento: Sáb a Qui – 11h15 às 16h30
Taxa de visitação (UYU): $ 50,00
Paseo de San Gabriel
O Paseo de San Gabriel margeia o rio da Prata, oferecendo caminhadas agradáveis com uma linda vista! É um dos lugares para se admirar o lindo pôr do sol uruguaio.
Endereço: Rua Paseo de San Gabriel
Muelle de Yates (Pier de Colonia del Sacramento)
Quer um lugar para descansar? O Muelle de Yates é perfeito para relaxar nos banquinhos admirando o movimento no rio da Prata! Também é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol.
Endereço: Rua de España
Basílica del Santísimo Sacramento
A Basílica del Santísimo Sacramento foi fundada em 1680 e é a igreja mais antiga do país.
Endereço: Rua Vasconcellos
Outras atrações:
Além dos pontos turísticos citados acima, é possível conhecer outras atrações como:
- Museo Naval;
- Casa de los Gobernadores;
- Centro Cultural Bastión del Carmen;
- Plaza de Toros;
- E cassinos.
>> Todos os preços mencionados neste post foram checados em agosto de 2019.
Dicas extras:
Subestimamos o tempo que levaríamos para conhecer Colonia del Sacramento e no final ficou um pouco corrido. Amamos tanto essa tranquila e graciosa cidade, que gostariamos de ter passado mais tempo para tomar um café da tarde sossegado, admirar o pôr do sol e ver mais lojinhas. Então se quiser aproveitar ao máximo, fique pelo menos até à noite e volte com o barco das 20h45. 😉
Desta vez não conseguimos conhecer muitos lugares para comer, mas tomamos um café da manhã bem completo e que valeu a pena no Mercosur, situado na Avenida General Flores. E almoçamos assado de tira, um prato bem farto, no El Torréon, próximo ao Puerto de Yates. O bairro histórico está bem servido de restaurantes que atende a todos os gostos e bolsos. E se quiser provar um prato típico uruguaio, peça o chivito, um lanche cheio de proteínas!
Esperamos que este post tenha ajudado você a planejar seu passeio por Colonia del Sacramento e que essa cidade fofíssima te conquiste, assim como nos conquistou! E você que já conhece Colonia, indica mais algum lugar para conhecer na cidade? Deixe aqui nos comentários. 🙂