Viajar para Buenos Aires é deixar-se seduzir pela riquíssima arquitetura, pelo cuidado das áreas verdes, pelas delícias gastronômicas e pelo encanto do tango! Confira aqui dicas preciosas e surpreenda-se também com a charmosa capital argentina!
Buenos Aires, além de capital, é a maior cidade da Argentina e um destino muito procurado pelos brasileiros devido ao baixo custo, proximidade e grande oferta de vôos.
E quando pensamos em visitar a Argentina, algumas coisas vêm automaticamente às nossas mentes como a sede da presidência cor-de-rosa, os shows de tango e itens da culinária local como os ótimos cortes de carne, empanadas, alfajores e doces de leite.
No entanto Buenos Aires vai além e surpreende com o charme esbanjado pelos prédios históricos inspirados na arquitetura europeia, cafeterias, espaços culturais e área verde de praças e parques bem cuidados!
Compartilhamos aqui algumas dicas e nossas experiências sobre essa cidade super charmosa! 😉
- Quando visitar Buenos Aires
- Quanto tempo ficar em Buenos Aires
- Como chegar em Buenos Aires
- Onde se hospedar em Buenos Aires
- Qual moeda levar para Buenos Aires
- Como se deslocar em Buenos Aires
- O que fazer em Buenos Aires
- Onde comer em Buenos Aires
- Onde comprar em Buenos Aires
- Dicas extras
Quando visitar Buenos Aires:
Buenos Aires é um destino certo para o ano todo! Suas estações são bem definidas fazendo calor no verão, com sensação térmica mais intensa devido à alta umidade, e frio no inverno, porém nada tão extremo. Portanto, outono e primavera possuem climas mais amenos.
Em relação às precipitações, o inverno é seco e as chuvas estão mais concentradas entre a primavera e o verão, contudo o bônus da primavera são os parques floridos!
Fomos em agosto e pegamos um dia bem frio com temperatura mínima de uns 5ºC e máxima por volta de 11ºC. Ao longo da semana as temperaturas foram aumentando gradativamente. As horas mais geladinhas eram de manhã, na hora de sair para passear, e à noite. Chuva, só vimos na manhã do último dia, o que acabou atrasando um pouco nossa saída para explorar a cidade.
Quanto tempo ficar em Buenos Aires
Passamos 5 noites em Buenos Aires, onde aproveitamos 2 dias inteiros mais o último dia até o final da tarde conhecendo a cidade, 1 dia para visitar Tigre e 1 dia para ir à Colonia del Sacramento no Uruguai. A capital argentina possui inúmeras atrações, mas é possível visitar (rapidamente) os principais pontos turísticos em 2 a 3 dias.
Como chegar em Buenos Aires:
A forma mais fácil e rápida de chegar a Buenos Aires é de avião. Há diversas companhias aéreas que fazem o trecho em vôos diretos como a Aerolíneas Argentinas, Ethiopian Airlines, Gol, LATAM, Qatar Airways e Turkish Airlines. Para quem está em São Paulo, os vôos partem de Guarulhos para o Aeroporto Internacional de Ezeiza com 2h30 a 3 horas de duração.
Voamos com a Ethiopian Airlines e a viagem foi bem tranquila, com boa refeição inclusa oferecendo carne ou peixe como opção.
Na imigração, há uma fila especial para o Mercosul e apenas me questionaram se já havia hospedagem reservada.
Para chegar à acomodação, o nosso hostel contratou um táxi por 1290 pesos argentinos e o traslado levou cerca de 40 minutos. Porém havia também a opção do shuttle Manuel Tienda Leon por 450 pesos por pessoa ou ônibus de linha. Verifique com a sua acomodação quais as melhores maneiras para fazer esse trajeto. 😉
Onde se hospedar em Buenos Aires:
Opção de hospedagem é o que não falta em Buenos Aires! Regiões como Palermo, Recoleta, Microcentro, Puerto Madero e San Telmo recebem muitos e muitos turistas. Basta saber o que combina mais com o seu estilo.
Palermo oferece muita área verde e ótimas opções gastronômicas, sua vizinha Recoleta é um bairro nobre e bem tranquilo para caminhadas. Enquanto que o microcentro é onde está grande parte das atrações da cidade, é bem servido de estações de metrô e onde há o maior movimento. Já Puerto Madero é perfeito para aqueles que preferem a modernidade. E San Telmo é onde estão as hospedagens mais em conta.
Escolhemos nos hospedar no America del Sur Hostel em San Telmo devido ao custo mais acessível e adoramos a localização! Muito próximo ao centro, podendo ser acessado a pé, e de duas estações de metrô para chegar aos lugares mais distantes. Além disso, possui uma boa oferta de restaurantes, inclusive no Mercado de San Telmo.
Reservamos um quarto duplo, que possuía banheiro privativo. O quarto não era dos mais espaçosos, mas era aquecido, tinha ar-condicionado, Wi-Fi e TV. O chuveiro era bom e as toalhas estavam inclusas. Uma coisa diferente era a pia estar no quanto ao invés de estar no banheiro, porém era bem grande. E o café da manhã não estava incluso, porém disponível por 150 pesos e oferecía pão, salada de frutas, bolos, cereais, ovos mexidos e bebidas. O único ponto negativo é que achei o hostel um pouco barulhento.
Qual moeda levar para Buenos Aires:
Como não sabíamos ao certo qual moeda levar para Buenos Aires, levamos uma parte em reais e outra em dólares, mas apenas porque já tínhamos e não precisaríamos comprar para a viagem.
Vimos que durante a nossa visita havia uma vantagem em trocar dólares por pesos argentinos em relação a reais por pesos argentinos. Porém tudo irá depender de como estará o câmbio de reais para dólares, para assim compensar a troca de dólares para pesos argentinos.
Ah! Atentem-se para notas abaixo de 50 dólares, pois algumas casas de câmbio pagavam tanto quanto dólares deteriorados.
Assim como haviam lugares que só aceitavam pesos argentinos, também tinham os que aceitavam reais, dólares e euros. E a cotação utilizada era a mesma que vimos nas casas de câmbio, então chegamos a pagar um almoço em dólar.
Mas onde trocar o dinheiro?
Assim que chegamos no aeroporto, trocamos uma quantia de reais para pesos argentinos no Banco de la Nación Argentina e foi onde conseguimos a melhor cotação! Ao contrário do que pensávamos, no centro as cotações não estavam tão favoráveis quanto no aeroporto.
Não chegamos a pesquisar o câmbio paralelo, que há em quantidade absurda na rua Florida, pois acreditamos que não era tão vantajoso e não valia o risco de pegar notas falsas.
Como se deslocar em Buenos Aires:
Caminhar por Buenos Aires é uma delícia! As ruas são planas e o ar europeu dá um charme à cidade. Mas para distâncias maiores pode-se utilizar bicicleta (vimos várias do Itaú por lá), táxi, uber, ônibus, ônibus turístico e metrô.
Para utilizar os transportes públicos é necessário adquirir a tarjeta Sube, um cartão semelhante ao Bilhete Único de São Paulo, que custa 90 pesos argentinos e está à venda em diversos pontos da cidade como loterias, estações de trem e metrô. Basta carregá-lo em qualquer estação para poder utilizá-lo.
Durante nossa viagem conhecemos muitos lugares a pé e utilizamos o metrô, onde circulam diversos vendedores ambulantes e ficam bem cheios durante os horários de pico. Pegamos o trem apenas para ir à Tigre.
O que fazer em Buenos Aires:
Há muito o que fazer em Buenos Aires! A cidade agrada tanto aos que gostam de passeios mais culturais e edifícios históricos quanto aos que preferem a tranquilidade dos parques e a modernidade.
Uma maneira de explorar a cidade é dividi-la em regiões, facilitando assim o deslocamento. Pensando nisso, separamos as principais atrações por bairros/regiões para te ajudar na hora de montar o seu roteiro. E para os que possuem mais tempo na capital argentina, deixamos aqui algumas opções de passeio fora de Buenos Aires. 😉
SAN TELMO:
Banco da Mafalda
O famoso banquinho da Mafalda com seus amigos Susanita e Manolito marca o início do Paseo de la Historieta, uma homenagem às principais charges da história argentina.
Endereço: esquina das ruas Defensa e Chile
Mercado de San Telmo
Uma das maneiras de se conhecer a cidade é pelo seu mercado, passeando pelas suas lojas de antiguidades, conhecendo as carnes, frutas e verduras ali vendidas e apreciando sua gastronomia local. Gostamos tanto do Mercado de San Telmo que o visitamos várias vezes, sempre experimentando algo diferente!
Endereço: Rua Bolívar, 970
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 21h
Para mais informações, consulte o site.
Plaza Dorrego
A Plaza Dorrego é um espaço agradável cercado de cafés, restaurantes e bares, que montam suas mesas ao ar livre na praça. E aos domingos, ocorre a famosa Feira de San Telmo, que atrai muitos moradores e turistas com suas diversas barraquinhas de antiguidades.
Endereço: Rua Humberto 1°, 400
CENTRO:
Casa Rosada
A Casa Rosada é a sede da presidência do país, muito conhecida devido a sua coloração característica, porém não se sabe ao certo a origem do nome do edifício. Alguns dizem ser devido ao sangue de boi utilizado na tintura, outros dizem ser a junção das cores dos dois mais importantes partidos políticos da Argentina.
Aos sábados é possível realizar uma visita guiada gratuita pelo interior da Casa Rosada. Esta visita deve ser agendada no site e os horários estão disponíveis 15 dias antes da data desejada. Infelizmente não conseguimos agendar um horário para visitá-la.
Endereço: Rua Balcare, 50
Visita Guiada: Sáb – 10h às 18h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Museo Casa Rosada
O Museo Casa Rosada está localizado nas ruínas dos edifícios históricos Aduana Taylor e Fuerte de Buenos Aires. Seu acervo conta toda a trajetória política da Argentina através de filmes e peças expostas.
Endereço: Avenida Hipólito Yrigoyen, s/n
Horário de funcionamento: Qua a Dom e Feriado – 10h às 18h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo já foi palco de diversos eventos políticos e sociais importantes da Argentina e reúne até hoje as mães da Plaza de Mayo, que reivindicam seus filhos desaparecidos durante o último governo militar. Além de abrigar a Casa Rosada, há outros edifícios que merecem destaque como o Banco de la Nación Argentina, a Catedral Metropolitana e o Cabildo.
Endereço: Avenida Hipólito Yrigoyen, s/n
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
A Catedral Metropolitana é a principal igreja católica da Argentina, onde está localizado o túmulo de José de San Martín, que lutou ativamente pela independência da Argentina, Chile e Peru. Aproveite a passagem pela igreja para visitar o museu dedicado ao Papa Francisco, que foi arcebispo de Buenos Aires de 1998 a 2013.
Endereço: Rua San Martín, 27
Horário de funcionamento: Seg a Sex – 7h30 às 18h45 / Sáb e Dom – 9h às 18h45
Para mais informações, consulte o site.
Museo Nacional del Cabildo y de la Revolución de Mayo
O Museo Histórico Nacional del Cabildo y de la Revolución de Mayo contextualiza sobre as antigas funções administrativas e jurídicas do cabildo, assim como a responsabilidade pelo abastecimento da cidade e funcionamento como prisão. E foi neste edifício histórico que foi declarada a Revolução de Maio em 1810, quando iniciou-se o processo de independência.
Endereço: Rua Hipólito Yrigoyen, 511
Horário de funcionamento: Ter, Qua e Sex – 10h30 às 17h / Qui – 10h30 às 20h / Sáb, Dom e Feriado – 10h30 às 18h
Visita guiada: Ter, Qua e Sex – 15h30 / Qui – 15h30 e 17h / Sáb, Dom e Feriado – 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 16h45
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Teatro Colón
É possível fazer uma visita guiada pelo interior do lindíssimo Teatro Colón, passando pelo Foyer (vestíbulo), Galería de Bustos, Salón Dorado e Sala Principal. As visitas em espanhol saem a cada 15 minutos, enquanto que para visitas em inglês, há somente 3 horários disponíveis: 11h, 13h e 15h. A visita guiada dura 50 minutos.
Endereço: Rua Cerrito, 628
Visita guiada: Diariamente – 9h às 17h
Taxa de visitação (ARS): $ 1000,00
Para mais informações, consulte o site.
Obelisco
O obelisco está localizado no cruzamento das movimentadas avenidas 9 de Julio e Corrientes. Este monumento histórico foi inaugurado em 1936 em homenagem ao quarto centenário da fundação de Buenos Aires.
Endereço: Avenida 9 de Julio, s/n
Palacio Barolo
O Palacio Barolo foi construído inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri e vale muito a pena ser visitado! As visitas guiadas são realizadas diariamente com empresas diferentes. Fomos em uma terça-feira e fizemos o tour com a Viajes en Compañía, que possui saídas a cada hora (das 10h às 19h), dura 45 minutos e custa 400 pesos argentinos.
Durante a visita tivemos a explicação sobre as correspondências entre o Palacio Barolo e a Divina Comédia, em inglês e espanhol, e fomos até o farol, onde se tem uma linda vista panorâmica de Buenos Aires.
Endereço: Avenida de Mayo, 1370
Visita guiada: Diariamente
Para mais informações, consulte o site.
Congreso de la Nación Argentina
O Congreso de la Nación Argentina está localizado em frente à linda Plaza del Congreso e é possível conhecê-lo por dentro através de uma visita guiada.
Endereço: Rua Hipólito Yrigoyen, 1849
Visita guiada: Seg, Ter, Qui e Sex – 12h30 e 17h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Centro Cultural Kirchner
O Centro Cultural Kirchnner é um espaço com concertos e atividades artísticas gratuítas para todos os públicos. E a cada 15 dias, o Piso Nueve convida um chef ou produtor de diferentes regiões do país para apresentar a biodiversidade da gastronomia argentina em um lanche ($ 300,00) ou jantar ($ 650,00), perfeito para os amantes de culinária local! Também é possível conhecer mais sobre esse edifício, que funcionou como Palacio de Correos y Telecomunicaciones entre 1928 e 2003, em uma visita guiada.
Endereço: Rua Sarmiento, 151
Horário de funcionamento: Qua a Dom e Feriado – 13h às 20h
Visita guiada: Sáb, Dom e Feriado – 14h e 15h30
Taxa de visitação: Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
RETIRO:
Torre Monumental
Também conhecida como Torre de los Ingleses, a Torre Monumental foi construída pelos ingleses residentes em Buenos Aires e inaugurada em 1916 para comemorar o centenário da independência do país. Pode-se visitar o interior da torre e ter uma vista panorâmica da cidade.
Endereço: Avenida Dr. José María Ramos Mejía, 1315
Horário de funcionamento: Seg, Qua a Sex – 10h30 às 16h30 / Sáb, Dom e Feriado – 9h30 às 18h30
Taxa de visitação (ARS): $ 100,00 (gratuito às quartas)
Para mais informações, consulte o site.
Plaza San Martín
A Plaza San Martín está localizada em frente à Plaza Fuerza Aérea Argentina, onde está a Torre Monumental, e homenageia o General José de San Martin. Nesta área verde também se destaca o Monumento a los Caídos en Malvinas, que presta homenagem aos 649 soldados argentinos que deram suas vidas na Guerra das Malvinas em 1982.
Endereço: Rua Maipú, 1210
PUERTO MADERO:
Reserva Ecológica Costanera Sur
A Reserva Ecológica Costanera Sur é um lugar tranquilo e ótimo para caminhadas e corridas.
Horário de funcionamento: Ter a Dom – 8h às 18h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Fuente de las Nereidas
A Fuente de las Nereidas é uma linda obra de mármore branco da escultora Lola Mora e está localizada próxima a uma das entradas da Reserva Ecológica Costanera Sur. É uma pena estar cercada por paredes de vidro.
Endereço: Avenida Dr. Tristán Achával Rodriguez, 1401
Puente de la Mujer
Um grande destaque nessa área moderna da cidade é a Puente de la Mujer, uma ponte pedonal giratória que permite a passagem de embarcações à vela. Essa magnífica obra é do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e simboliza a imagem de um casal dançando tango, onde o mastro branco representa o homem e a silhueta curva da ponte representa a mulher.
Endereço: Rua Juana Manuela Gorriti
Buque Museo Fragata ARA Presidente Sarmiento
O Buque Museo Fragrata Sarmiento é um barco museu que mostra como era a vida dos tripulantes e conta um pouco da história de suas viagens e missões oficiais realizadas.
Endereço: Avenida Alicia Moreau de Justo, 980
Horário de funcionamento: Diariamente – 10h às 19h
Taxa de visitação (ARS): $ 20,00
Para mais informações, consulte o site.
RECOLETA:
El Ateneo Grand Splendid
El Ateneo Grand Splendid é uma livraria lindíssima, que foi aberta no local de um antigo teatro e no palco, hoje, funciona uma cafeteria.
Endereço: Avenida Santa Fé, 1860
Horário de funcionamento: Seg a Qui – 9h às 22h / Sex e Sáb – 9h às 24h / Dom – 12h às 22h
Para mais informações, consulte o site.
Cementerio de la Recoleta
Apesar de soar estranho, o Cemitério da Recoleta faz parte da lista de pontos turísticos do bairro, não somente por conter uma arquitetura riquíssima, mas também por abrigar mausoléus de grandes personalidades, como o sempre florido túmulo de Eva Perón. O cemitério oferece visitas guiadas gratuitas com duração média de 1h30 para conhecer melhor o local.
Endereço: Rua Junín, 1760
Horário de funcionamento: Diariamente – 7h às 18h
Visita guiada: Ter a Sex – 11h e 14h / Sáb, Dom e Feriado – 11h e 15h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Basílica Nuestra Señora del Pilar
Ao lado do Cemitério da Recoleta está a graciosa e branquinha Basílica Nuestra Senõra del Pilar, inaugurada em 12 de outubro de 1732. Dentro da basílica há um museu com diversas obras de arte sacra e durante a visita guiada é possível subir até o campanário.
Endereço: Rua Junin, 1904
Horário de visitação: Seg a Sáb – 10h30 às 18h10 / Dom – 14h30 às 18h10
Visita guiada: geralmente um domingo por mês
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Taxa de visitação do museu (ARS): $ 45,00
Para mais informações, consulte o site.
Museo Nacional de Bellas Artes
O Museo Nacional de Bellas Artes possui um acervo de mais de 12 mil peças de diferentes períodos, nacionais e internacionais. Além de abrigar obras de artistas famosos como Edgar Degas, Vincent van Gogh e Édouard Manet, o museu possui um conjunto de peças pré-hispânicas muito interessante.
Endereço: Avenida del Libertador, 1473
Horário de funcionamento: Ter a Sex – 11h às 20h / Sáb e Dom – 10h às 20h
Taxa de visitação (ARS): $ 200,00 (gratuito às terças e a partir das 18h45 de Qua a Dom)
Para mais informações, consulte o site.
Floralis Genérica
A Floralis Genérica está localizada na Plaza de las Naciones Unidas, ao lado da Faculdade de Direito de Buenos Aires, e foi inaugurada em 13 de abril de 2002. Esta magnífica obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano possui 23 metros de altura, pesa 18 toneladas e foi a primeira escultura em movimento da Argentina! Um complexo sistema permite a abertura de suas pétalas com os primeiros raios solares e o fechamento ao entardecer, é simplesmente encantadora!
Endereço: Avenida Pres. Figueroa Alcorta, 2301
Horário de funcionamento: Diariamente – 9h às 18h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
PALERMO:
Plaza Alemania
É na Plaza Alemania que está a Fuente Riqueza Agropecuaria Argentina, um monumento dado pela Alemanha em celebração ao centenário da Revolução de Maio.
Endereço: Rua Raúl Scalabrini Ortíz, 2602
Jardín Japonés
O Jardim Japonês foi o primeiro ponto turístico que encontramos bem movimentado e com fila para entrar, justificado pelo lindo e bem cuidado espaço com flores, pontes e uma pequena queda d’água.
Endereço: Avenida Casares, 2966
Horário de funcionamento: Diariamente – 10h às 18h
Visita guiada: Sáb, Dom e Feriado – 11h
Taxa de visitação (ARS): $ 150,00
Para mais informações, consulte o site.
Bosques de Palermo
O Parque 3 de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, é uma importante área verde de Buenos Aires. Nele estão situados o Patio Andaluz, Jardín de los Poetas e o mais famoso de todos, o Paseo el Rosedal com sua coleção de mais de 18 mil rosas e um lindo lago que o circunda.
Como fomos no inverno, as rosas já estavam todas podadas, mas mesmo assim é um ótimo lugar para relaxar nos banquinhos ou dar uma volta de pedalinho.
Endereço: Avenida Infanta Isabel, 410
Horário de funcionamento: Diariamente – 8h às 17h
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Jardín Botánico Carlos Thays
O Jardim Botânico ocupa uma área de mais de 7 mil hectares e possui mais de 1500 espécies! Além de muito verde, o jardim abriga uma interessante coleção de esculturas.
Endereço: Avenida Santa Fe, 3951
Horário de funcionamento de 22/09 a 21/04: Ter a Sex – 8h às 18h45 / Sáb, Dom e Feriado – 9h30 às 18h45
Horário de funcionamento de 22/04 a 21/09: Ter a Sex – 8h às 17h45 / Sáb, Dom e Feriado – 9h30 às 17h45
Taxa de visitação (ARS): Gratuito
Para mais informações, consulte o site.
Palermo Hollywood
Palermo Hollywood é uma região do bairro nobre de Palermo delimitada pelas avenidas Córdoba, Dorrego, Santa Fe e Juan Bautista Justo. A origem de seu nome deve-se à grande concentração de produtores de cinema, televisão e rádio ali estabelecidos.
Esta porção do bairro se destaca tanto pela ótima oferta de bares e restaurantes quanto pelos seus murais como o lindíssimo de Frida Kahlo na Av. Dorrego, 1700.
OUTRAS ATRAÇÕES:
Além de todos esses lugares mencionados acima, ainda há muito o que fazer em Buenos Aires como:
- Contemplar arte contemporânea no Museo de Arte Moderno de Buenos Aires e Museo de Arte Contemporáneo de Buenos Aires (MACBA);
- Ver a cidade do alto a partir do mirante da Galeria Güemes;
- Visitar o Buque Museo Corbeta ARA Uruguay;
- Conhecer o Centro Cultural Recoleta;
- Apreciar a arquitetura da Biblioteca Nacional Mariano Moreno;
- Observar obras de arte latino-americana no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA);
- Admirar o céu através dos telescópios do Planetario Galileo Galilei;
- Aprender mais sobre a vida de Eva Perón no Museo Evita;
- Visitar o Museo de la Pasión Boquense;
- Passear por Caminito, um museu a céu aberto, no bairro de La Boca;
- E por último, porém não menos importante, assistir a um show de tango! Confira mais detalhes aqui embaixo.
SHOW DE TANGO:
A capital argentina oferece várias opções de shows de tango, dos mais clássicos às produções mais espetaculares, com ou sem jantar, com ou sem aulas de tango, enfim, há shows para todos os gostos e bolsos. Independente do seu estilo, não perca esta oportunidade e assista a um show de tango! É realmente fascinante!
Fomos ao Piazzolla que oferece um show mais clássico composto por 6 músicos, 5 casais de dançarinos e vozes de Marisol Martínez e Ricardo Marín. A apresentação dura cerca de 80 minutos e é lindíssima!! Confesso que me dava um soninho nas partes da orquestra, pois já estava com o cansaço acumulado da viagem toda, mas os cantores são afinadíssimos e as danças são realmente magníficas e valem muito a pena!!
Endereço: Galeria Güemes – Rua Florida, 165
Horário: Diariamente – 20h (aula) / 20h30 (jantar) / 22h (show)
Taxa (ARS): $ 1320,00 (somente show) / $ 2610,00 (2 bebidas +show) / $ 4060,00 (aula + jantar + bebidas à vontade + show + traslado para hotéis do centro)
Para mais informações, consulte o site.
SAINDO DE BUENOS AIRES:
A partir de Buenos Aires dá para fazer alguns passeios bate e volta muito agradáveis, como ir a Tigre ou a Colonia del Sacramento no Uruguai. Aqui embaixo está um resumo destes dois lugares que amamos conhecer! Não perca os próximos posts onde contarei tudo com mais detalhes! 😉
Tigre
O município de Tigre está a menos de 1 hora de trem de Buenos Aires! Ou seja, é muito fácil e rápido chegar lá! A atração mais clássica da cidade é o passeio de barco pelo delta do Tigre, onde você compreende como é o cotidiano das pessoas que habitam as casas às margens do rio. Além disso, a tranquila cidade é ótima para caminhar sem pressa e descansar do agito de Buenos Aires.
Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento é uma pequena cidade no Uruguai facilmente acessada por barcos que saem de Puerto Madero e a viagem só dura 1 horinha! O bairro histórico é a parte mais fascinante da cidade com suas ruas de pedras, museus e vista para o Rio da Prata. Colonia é de uma riqueza cultural inestimável e vale muito a pena ser visitada!
Onde comer em Buenos Aires:
O que não falta em Buenos Aires é opção de lugar para comer, pois há uma grande variedade de cafeterias, lojas e quiosques de alfajores e doces de leite, casas especializadas em carnes, empanadas e choripanes, além de pizzarias e gelaterias devido às influências de imigrantes italianos!
Há duas coisas que você precisa saber na hora de pagar a conta: a maioria dos restaurantes cobram o cubierto, que é uma taxa que cobre os utensílios de mesa como reposição de talheres, pratos e toalhas de mesa, e o tal do cubierto não tem nada a ver com a gorjeta, pois esta geralmente não está inclusa na conta, porém eles esperam receber algo por volta de 10%.
Estando ciente disso, é só aproveitar as delícias argentinas! Citamos aqui alguns dos lugares que passamos durante a nossa estadia na cidade.
Café Tortoni
Se há uma cafeteria que chama a atenção dos brasileiros em Buenos Aires, é o Café Tortoni! Forma-se fila de espera para conhecer o local! Esperamos cerca de 15 minutos e em um passe de mágica, voltamos no tempo e nos teletransportamos para Paris. O charmoso café oferece um vasto menu para atender os clientes desde o café da manhã até o jantar e está na lista de lugares que possuem apresentações de tango.
Provei o famoso chocolate com churros ($ 250,00), que era bom, porém não excepcional. O que valeu mesmo foi a experiência de ter passado um tempinho nesse lindo café!
Endereço: Avenida de Mayo, 825
Horário de funcionamento: Seg a Sáb – 8h às 3h30 / Dom – 9h20 à 0h10
Para mais informações, consulte o site.
El Club de la Milanesa
Conhecemos a unidade Recoleta de El Club de la Milanesa e adoramos! Pedimos o menu executivo de almoço, que era bem completo, barato e muito gostoso. Dois pedaços de milanesa com batata frita, uma bebida e uma sobremesa saiu apenas 250 pesos argentinos (cerca de 20 reais)!
Endereço: Rua Azcuénaga, 1898
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 11h às 2h
Para mais informações, consulte o site.
Galerías Pacífico
O shopping Galerías Pacífico está localizado na esquina da Rua Florida com a Avenida Córdoba e possui mais de 18 propostas gastronômicas. É ótimo para uma refeição rápida e barata ou uma pausa em seus cafés.
Endereço: Avenida Córdoba, 550
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 21h; Praça de alimentação: Seg a Dom – 10h às 22h
Para mais informações, consulte o site.
Gran Parrilla del Plata
O restaurante Gran Parrilla del Plata faz sucesso com seus ótimos cortes de carne no bairro de San Telmo! Compartilhamos um bife de chorizo com uma porção de batatas bravas e saímos muito satisfeitos, a carne veio no ponto solicitado e bem macia!
Endereço: Rua Chile, 592
Horário de funcionamento: Seg a Sáb – 12h às 16h e 19h30 até fechar / Dom: 12h até fechar
Para mais informações, consulte o site.
Güerrin
A pizzaria Guerrin foi inaugurada em 1932 e até hoje continua atraindo a clientela! O local é simples, movimentado e dispõe de lugares no balcão para refeições rápidas e mesas para ficar mais à vontade. Pedimos uma pizza chica, que foi mais do que suficiente para nós dois, de fugaza con muzzarella, a tradicional cebola com muçarela. A massa era macia e MUITO recheada!
Endereço: Avenida Corrientes, 1368
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 2h
Para mais informações, consulte o site.
London City
A confeitaria, restaurante e bar London City está localizada bem próxima à Plaza de Mayo e atende os clientes desde bem cedo até tarde da noite. Paramos no London City para almoçar e fomos recebidos com uma cesta cheia de pães! Dividimos um bife de chorizo que tinha bom tempero, porém chegou um pouco passada. Como já estavamos satisfeitos, não provamos os doces, mas estavam com uma cara ótima. Parece ser o lugar perfeito para um chá da tarde!
Endereço: Avenida de Mayo, 599
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 6h às 24h
Para mais informações, consulte o site.
Mercado de San Telmo
Foi no Mercado de San Telmo que provamos as deliciosas empanadas de El Hornero! Dentre as 10 variedades de recheio, experimentei a Vegetales (berinjela, abóbora e abobrinha) e a Carne Salteña Frita. A vegetariana era enorme e bem recheada. Gostosa, porém a Salteña Frita ganhou o meu coração! A massa levemente frita a deixou crocante e nenhum pouco pesada ou encharcada e o recheio com pedacinhos de carne e batata era fantástico! Além de saborosas, as empanadas tinham um preço super justo.
Outra coisa boa que degustamos no Mercado de San Telmo foi o cannelé do bar e padaria Merci. O doce tipicamente francês era muito rico em sabores e tinha uma casquinha crocante!
Endereço: Rua Bolívar, 970
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 21h
Para mais informações, consulte o site.
>>Todos os preços mencionados neste post foram checados em agosto de 2019.
Onde comprar em Buenos Aires:
Geralmente não faço compras durante as viagens, mas para aqueles que não perdem uma oportunidade, seguem algumas dicas de lugares para compras na cidade.
Calle Florida
Em algum momento você certamente passará pela Calle Florida (Rua Florida), um calçadão exclusivo para pedestres, que atravessa vários quarteirões desde o cruzamento com a Avenida Rivadavia até a Plaza General San Martín. Nesta rua estão concentradas inúmeras lojas, algumas casas de câmbio e muitas pessoas oferecendo troca de moedas e shows de tango.
Endereço: Rua Florida
Distrito Arcos
O Distrito Arcos é um complexo comercial a céu aberto localizado no bairro de Palermo, que possui diversas lojas de outlet. O lugar é todo fofo e conta com uma variedade de comidinhas.
Endereço: Rua Paraguay, 4979
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 21h
Para mais informações, consulte o site.
Galerías Pacífico
O shopping Galerías Pacífico possui mais de 150 lojas e quiosques de marcas de alto padrão, mas mesmo que não esteja a fim de fazer compras, vale a pena visitá-lo, pois o edifício é lindo e impressiona com sua arquitetura elegante e cúpula com obras encantadoras dos artistas Berni, Castagnino, Colmeiro, Spilimbergo e Urruchúa.
Endereço: Avenida Córdoba, 550
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 21h
Para mais informações, consulte o site.
La Casa del Dulce de Leche
É impossível ir à Argentina e voltar sem um alfajor ou doce de leite, não é mesmo? Encontramos a loja La Casa del Dulce de Leche, no bairro de San Telmo, que oferece diferentes marcas de doce de leite, alfajor e chocolate. Inclusive haviam alguns sabores diferentes de doce de leite como com café, chocolate ou laranja e todos estavam disponíveis para degustação.
No caso dos alfajores Cachafaz, quanto mais caixas você levasse, maior era o desconto. *DICA: Quando fomos em agosto, vimos que compensava comprar a caixa de alfajor Cachafaz com 18 unidades no duty free do aeroporto Ezeiza!
Endereço da unidade visitada: Rua Defensa, 733
Para mais informações, consulte o site.
Mercado de San Telmo
O Mercado de San Telmo é perfeito para aqueles que se interessam por antiguidades! Há várias lojinhas vendendo desde brinquedos e objetos de decoração até mobílias e jóias. Além das antiguidades, frutas, verduras e carnes, o mercado oferece boas opções gastronômicas!
Endereço: Rua Bolívar, 970
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 21h
Para mais informações, consulte o site.
Recoleta Urban Mall
O Recoleta Urban Mall está localizado bem em frente ao Cemitério da Recoleta e possui cerca de 75 lojas e serviços. Foi onde experimentamos pela primeira vez o alfajor Cachafaz e onde trocamos um pouco de dinheiro.
Endereço: Rua Vicente López, 2050
Horário de funcionamento: Seg a Dom – 10h às 22h; Praça de alimentação: Seg a Qui – 10h às 23h / Sex a Dom – 10h às 24h
Dicas finais:
Viajamos atualmente com muitos aparelhos eletrônicos, por isso é importante estarmos atentos ao padrão de tomada dos lugares que vamos conhecer. E em Buenos Aires, esta dica é valiosa, pois a voltagem é 220 V, ou seja, se você ligar um aparelho de 110 V, muito provavelmente ele irá queimar. A grande vantagem é que a maioria dos novos gadgets são bivolts.
Ainda sobre tomadas, em Buenos Aires você poderá encontrar os padrões C (2 pinos) e I (3 pinos achatados), portanto levar um adaptador de tomada pode ser essencial para carregar seu celular, câmera, notebook, entre outros aparelhos. Caso este item caia no esquecimento, não se preocupe, porque muitas acomodações disponibilizam um adaptador para seus hóspedes.
A última dica, porém de forma alguma a menos importante, é sobre segurança. A cidade de Buenos Aires é segura, mas como em qualquer metrópole, tem problemas com batedores de carteira, portanto cuide sempre de seus pentences! 😉 Durante nossa viagem nos sentimos muito seguros, caminhamos à noite e felizmente não presenciamos nenhuma ocorrência.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você planejar a sua próxima viagem! E você que já conhece Buenos Aires, indica mais algum lugar para conhecer na cidade? Deixe aqui nos comentários. 🙂
Muito bom o seu post, adorei!
Bem completo e detalhado, parabéns!
Obrigada Amanda!!
Fico muito feliz que tenha gostado! 🙂
Ótimo post com muitas informações imperdíveis para quem planeja visitar Buenos Aires!
Segui várias das dicas do blog na viagem que fiz para a cidade com a minha mãe. 🙂
Muito obrigada Leo!!
Que ótimo que as informações do blog foram úteis em sua viagem!
Espero que tenham gostado de Buenos Aires tanto quanto nós amamos! 🙂