A exposição Tarsila Popular está sendo exibida no MASP entre 5 de abril a 28 de julho de 2019. Com 92 obras, esta é a maior exposição dedicada à Tarsila do Amaral (1886 – 1973), e portanto uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a pintora e suas obras.
Tarsila do Amaral foi uma grande artista brasileira representante do Modernismo no Brasil. Estudou em Paris com mestres cubistas e de maneira antropofágica criou obras plenas de brasilidade. O popular de Tarsila está nas paisagens do interior e urbanas, nas referências indígenas e afro-atlânticas, na flora, fauna e folclore, e inclusive nas cores da paleta de Tarsila.
Aproveitei uma terça-feira, dia de entrada gratuita no MASP, para ir à exposição. Cheguei às 10 horas, horário de abertura do museu, e deparei-me com uma comprida fila. Após quase uma hora e meia, passei pela revista de pertences e peguei o adesivo, que deve ser colado na roupa em local de fácil visualização para fiscalização. Chegando ao primeiro andar, havia ainda uma pequena fila para entrada na sala de exposição. Depois disso, foi só contemplação.
A exposição Tarsila Popular está com um acervo riquíssimo que vale a pena ser visto 😉