Direto de Lisboa para São Paulo, o conceituado restaurante Tasca da Esquina, situado nos Jardins, traz os sabores da gastronomia portuguesa reinventada pelos chefs lusitanos Vítor Sobral e Luís Espadana.

Logo que chegamos, fomos recebidos com pães fresquinhos do couvert cortesia (apenas a reposição é paga). Apreciamos enquanto estudávamos o menu da Tasca, que ía muito além das variações de bacalhau, oferecendo diversos petiscos e pratos de frutos do mar e carnes. Porém queríamos ser surpreendidos e decidimos ficar nas mãos do chef com um menu degustação de 5 porções.
Primeiro, recebemos as lulas salteadas com palmito. E que delícia! As lulas estavam bem temperadinhas e muito macias! Em seguida, veio a maravilhosa moqueca de camarão, de paladar sutil e camarões carnudos!


Na sequência, degustamos o polvo com salada de mandioquinha, vinagrete e hortelã. Mais um ponto positivo! A carne do polvo era tenra e o sabor atingia o seu auge nas partes tostadinhas! E ainda tinha o frescor da hortelã para dar o toque final.

Em casa portuguesa, não poderia deixar de vir um bacalhau. Provamos o bacalhau ao forno com cebolas douradas acompanhado de batatas assadas. O bacalhau estava bastante dessalgado e tinha gostinho adocicado das cebolas caramelizadas. Bom, mas não excepcional.

E a quinta porção foi de alheira, um embutido de carne suína e carne de ave, com purê de maçã verde na base e couve salteada. Este último prato era mais forte com o sabor marcante da alheira e o azedinho do purê.

Para encerrar de fato o nosso almoço, pedimos a degustação de sobremesas, que é composto por versões miniaturas do creme queimado, baba de camelo, mousse de chocolate com compota de jabuticaba e farofa de nozes e encharcada do convento de Santa Clara.
O creme queimado era o mais delicado de todos, enquanto que a encharcada do convento, um doce de gemas de ovos, era a mais intensa. Já a baba de camelo era leve e tinha a doçura perfeita do doce de leite! Por outro lado, a mousse de chocolate era complexa com o amarguinho do chocolate, o azedo da fruta e a textura da farofa. Os meus preferidos foram o creme queimado e a baba de camelo!

A degustação é ótima para provar um pouco de tudo e a Tasca da Esquina dispõe de duas opções de menu degustação: de 5 (R$ 199,00) e 7 porções (R$ 239,00), que valem muito a pena! Tanto que retornarmos e escolhemos novamente o menu de 5 porções.
Desta vez degustamos as tenras lulas salteadas e lâminas de palmito fresco acrescidas de um sutil molho de hortelã, seguimos com o riquíssimo caril de camarão, atum caramelizado no shoyu com creme de palmito pupunha e cogumelos salteados, saboroso bacalhau com natas, cebola caramelizada e batatas assadas e por fim, o intenso bife à portuguesa, um filé mignon grelhado ao molho de manteiga, azeitonas e presunto de Parma.





E para finalizar, um delicado pastel de nata com sorvete de tangerina super refrescante!

Já perceberam que dá para dar uma volta pela requintada culinária portuguesa sem sair de São Paulo, né?