Já fazia tempo que o Sughetto Cucina e Dolci estava na minha lista de lugares para visitar em São Paulo e finalmente o conheci! Esta trattoria italiana está localizada na graciosa Villa San Pietro, dividindo espaço com o Bistrot de Paris e o Barú Marisqueria, na Augusta, em São Paulo. Mas o que tanto me chamou a atenção para querer visitá-lo?
A resposta é simples, o famoso e o mais pedido Antipasto Sughetto, que nada mais é do que uma tábua com tortino de abóbora e creme de gorgonzola, bruschettas da casa, mozzarella de búfala, pappa al pomodoro, focaccia caseira com embutido feito pelo chef, arancini alla stracotto com creme de parmesão e um lindo varal de presunto cru!
Exceto pela focaccia um pouco ressecada, AMEI o varal mais charmoso da Augusta! O tortino lembrou um bolinho macio de abóbora, que combinou super bem com o creme de gorgonzola! Como não sou muito fã de cogumelo, preferi a crocante e saborosa tradicional bruschetta de mozzarella de búfala com molho de tomate a de funghi, linguiça e mozzarella de búfala.
Também agradaram a cremosa mozzarella de búfala no azeite, o creme de tomate fresco, misturado ao pão torrado, alho, azeite e manjericão, a copa lombo curada, os crocantes arancinis com o marcante creme de parmesão, além é claro do presunto cru suave e DELICIOSO! Ficaria melhor ainda com um bom pão italiano para acompanhar tudo isso.
Em seguida, provei o Spaghetto Quadrato alla Carbonara, receita que leva gema de ovo caipira, queijo pecorino romano e guanciale caseiro feito pelo chef, e o Risotto alla Pescatora com camarão, lula, polvo e mexilhão.
Apesar de achar que faltou um pouco do sabor da pimenta-do-reino, que era bastante presente na Carbonara que experimentei em Roma, gostei da cremosidade envolta na massa al dente e principalmente o guanciale saborosíssimo e crocante!
Para quem curte pratos do mar, vale provar o intenso Risotto alla Pescatora com os frutos do mar macios e arroz al dente, úmido e toque apimentado. Para o meu paladar era um pouco forte demais, porém meu marido adorou.
Embora os pratos principais sejam bons, a estrela da casa é com certeza o varal mais fotogênico de São Paulo, super recomendo! 😉