Toda vez que penso em uma refeição mais leve e saudável, principalmente nos dias de calor, logo penso em poke e foi num dia quente de verão que conheci o Maui Poke House, em Alphaville, porém também presente em Osasco e Lapa, em São Paulo.

A casa oferece uma grande variedade de entradas à base de peixes e frutos do mar até frango e opções vegetarianas e claro, os pokes, que você pode optar pela praticidade de escolher algumas das combinações prontas ou montar o poke do jeitinho que você quiser!
Antes de falar sobre a entrada que escolhemos, recomendo fortemente a Pinky, uma bebida não alcoólica super refrescante e saborosa de tangerina, morango, limão siciliano, xarope de romã e pimenta rosa!

Em seguida, pedimos o Royal Ceviche, preparado com vieira, salmão, aspargo, folha de ouro, cebola roxa e uva vermelha sem semente acompanhado de chips de mandioquinha, uma entrada leve, de tempero equilibrado e cheia de frescor!

Depois escolhemos o poke de salmão empanado pequeno e o Ala Moana, duas opções prontas do Maui e muito boas! Os pedaços de salmão empanado estavam crocantes com gostinho de molho tarê, bem acompanhados de cream cheese, avocado, sunomono, alga nori, mix de gergelim, cebola roxa, cebolinha e alguns elementos de textura, como chips de mandioquinha e amêndoas em lâminas. Aliás, este poke foi um ótimo custo-benefício, pois era mais barato e farto!

Já o Ala Moana era uma combinação de atum e salmão marinados com pistache, pururuca de camarão e salada de bifun, kani, sunomono e rabanete. Esperava sentir mais pistache e tempero no peixe cru, por outro lado agradou a saladinha levemente picante e a crocância da pururuca de camarão, que despertou-me uma memória afetiva dos pratos indonésios sempre acompanhados dessas pururucas!

Em resumo, a visita foi melhor do que eu esperava, pois além de comida gostosa, fresca e bem feita, o ambiente é uma gracinha com elementos que representam o Havaí, local de origem do poke! E você, também é fã de poke?