Recentemento o Dabok inaugurou sua quinta unidade no Jardim Analia Franco, o que demonstra claramente como a sua comida coreana caiu no gosto dos paulistas, que já contava com endereços no Bom Retiro, Saúde (apenas take out e delivery), Liberdade e Santo André.
Visitamos a loja da Liberdade e como qualquer bom restaurante do bairro, ou você chega cedo (entenda como antes do horário de abertura) ou enfrentará uma longa fila de espera. Chegamos apenas 5 minutos após o local abrir e tivemos que aguardar cerca de 1 hora e 15 minutos para conseguir uma mesa para 6 pessoas.
Para amenizar o calor do dia, fomos de chás gelados coreanos, um mais adocicado de ameixa jujuba coreana chamado de daechu tea e outro mais cítrico e refrescante de cidra e mel nomeado de yuja tea (o meu preferido!).
Também provamos meia porção do famoso frango frito coreano original acompanhado de batata frita, dois molhos, dentre os quais escolhemos barbecue e mostarda com pimenta, além de luvas descartáveis para comer e não lambuzar as mãos. Agradou o empanado crocante, mas o sabor ficou muito mais por conta dos molhos do que do frango em si, portanto em uma próxima vez experimentaria opções mais temperadas, como apimentado agridoce, shoyu com alho ou shoyu com cebolinha.
Como ir a um restaurante coreano e não sofrer com a pimenta, não é mesmo? Pedimos então o cheese tokpokki, uma massa de arroz recheada com muçarela em molho de pimenta gotchujang, legumes e ovo cozido. Sim, pedimos com “menos pimenta” e ainda assim era bem apimentado! Apesar de ser um bom prato e bastante típico coreano, prefiro a versão não recheada, pois não era tão recheado e a massa era mais consistente.
Enfim, para mim o melhor prato foi o bibimbap bulgogui, preparado com arroz, vegetais do dia, carne bovina marinada no shoyu adocicado e ovo frito acompanhado de pasta de pimenta coreana gotchujang e kimchi. Uma ótima mistura de sabores, texturas e apimentado como você quiser!
Ainda ficaram outras opções de pratos que gostaria de experimentar, a exemplo do jjajjangmyeon e japtche. Com certeza indico uma visita ao Dabok para conhecer os clássicos da culinária coreana a preços justos!