A Laguna Humantay está entre os passeios mais procurados para um bate e volta a partir de Cusco e o motivo é bem simples: uma paisagem de tirar o fôlego com um lago de água cristalina que reflete os mais variados tons de azul a verde e montanhas nevadas como plano de fundo aos mais de 4000 m de altitude!
Já deu para perceber que há motivos o suficiente para a Laguna Humantay entrar para o seu roteiro pelo Peru, não é mesmo? Então, explico tudinho aqui como foi a nossa experiência em um tour compartilhado.
Assim como outros passeios saindo de Cusco, o tour começou cedo com a van buscando os turistas entre 4 e 5 horas da manhã em suas respectivas hospedagens ou pontos de encontro combinados. Seguiu duas horas de viagem até o local onde paramos para tomar um café da manhã caprichado já incluso no pacote. Após mais uma hora de estrada chegamos ao pé da montanha, onde foi possível utilizar o banheiro pelo valor de 1 sol e não havia água.
O início da trilha nos 3800 m de altitude é tranquilo e plano, mas não dura muito tempo e a subida segue íngreme até os 4200 m. Fizemos a trilha de 4 Km em 1h40 e achamos a caminhada muito menos cansativa que a Montaña de 7 Colores por estar em uma altitude significantemente mais baixa, porém percebi que não há um consenso, tem gente que acha a Laguna Humantay mais difícil por ser mais inclinada e longa, no entanto achamos a Vinicunca imensamente mais difícil por causa da altitude, portanto tudo depende de como você reage a altitudes elevadas.
Pelo caminho te oferecerão cavalos por 80 soles, entretanto quem me conhece sabe a minha opinião sobre o uso exploratório de animais, evite, vá com calma e lembre-se de que você é capaz! E quando você chega à Laguna Humantay todo esforço é compensado, pois ela é realmente LINDÍSSIMA, como um paraíso na Terra! Mesmo lotada, existem alguns pontos para fotos muito bons, como no lado esquerdo do lago do alto das pedras à direita e na extrema direita do lago.
Após inúmeras fotos em todos os cantos da laguna, tivemos tempo para explicação do guia sobre a Laguna Humantay, nem parece mas ela possui de 14 a 18 metros de profundidade! Lembre-se de que é proibida a entrada para banho.
Na volta passamos por uma barraca em que haviam os carimbos para passaporte e a nossa sorte é que tinha o carimbo de Vinicunca também que não havíamos carimbado por estar sem o passaporte naquele dia. Cada carimbo custa 1 sol. Seguimos então com uma hora de viagem para o restaurante almoçar com uma bela vista e chegamos em Cusco lá pelas 18h devido ao trânsito causado por um trecho de obras.
Este tour custou 110 soles por pessoa com a agência Peru Top Destination e incluía translado em van coletiva, guia, café da manhã, entrada e almoço.
Apesar da caminhada moderada, sem dúvidas, vale a pena visitar a BELÍSSIMA Laguna Humantay! Esteja aclimatado, respeite os seus limites, intercale com passeios mais leves e desfrute de uma paisagem totalmente incomum para nós brasileiros!