Peru

Como é o tour para a incrível Rainbow Mountain no Peru?

Rainbow Mountain, também conhecida como Montaña de 7 Colores ou Vinicunca, ganhou notoriedade mundial há apenas cerca de 10 anos atrás com o auxílio das redes sociais que viralizaram esta paisagem única do Peru! Sua descoberta recente deve-se às mudanças climáticas que ocasionaram o derretimento de neve nas regiões mais altas dos Andes peruanos revelando assim, variadas tonalidades de vermelho, roxo, verde, amarelo e marrom devido aos diversos tipos de minerais presentes em sua composição!

Certamente há muita edição de foto rolando na internet, com cores mais vivas e intensas e não é bem assim, mas a montanha é de fato MA-RA-VI-LHO-SA, colorida em tons pastéis e diferente de tudo o que já havia visto na vida e por isso ela se tornou uma das minhas paisagens preferidas da viagem!

Rainbow Mountain, uma das atrações mais visitadas do Peru!
Rainbow Mountain, uma das atrações mais visitadas do Peru!

A maioria dos tours para a Rainbow Mountain partem de Cusco em passeios de um dia inteiro saindo de manhã cedo, por volta das 4h-4h30, seguem duas horas até o local onde param para o café da manhã incluso no pacote (vá bem agasalhado porque neste horário ainda é muito frio) e levam mais uma hora e meia até chegar à base da caminhada. O caminho é bonito com córrego passando entre as montanhas, porém cheio de emoção com curvas fechadas na estrada de mão dupla onde só passa um carro por vez!

Após passar pelo controle onde a tribo recolhe o valor do ingresso (30 soles para estrangeiros) é hora de usar o banheiro, que em geral cobram 1 sol para utilizá-lo, receber um pedaço de papel higiênico e provavelmente não terá água para descarga ou lavar as mãos, então sempre bom ter lenço de papel ou rolo de papel higiênico e álcool em gel.

A trilha inicia nos 4700 m de altitude, sério, para quem não está acostumado isso é muita coisa! Senti os efeitos do soroche logo que saí da van. O nosso guia estimou uma hora para subir, no entanto fomos os últimos a chegar fazendo em mais ou menos uma hora e quinze, com passinho de tartaruga, parando o tempo todo para respirar e ainda por cima estava muito sol, inclusive queimei o couro cabeludo, portanto a dica é usar boné, chapéu, capuz ou qualquer outra coisa que proteja a cabeça.

A trilha para a Rainbow Mountain inicia nos 4700 m de altitude, haja pulmão!
A trilha para a Rainbow Mountain inicia nos 4700 m de altitude, haja pulmão!
Trilha "suave" para a Montaña de 7 Colores
Trilha “suave” para a Montaña de 7 Colores, fomos em passinhos de tartaruga e parando o tempo todo para descansar!

Sentimos um cansaço extremo, fomos até o nosso limite com uma leve tontura e ânsia, mesmo mascando folha de coca, aliás não sei quem disse que a Rainbow Mountain é mais fácil do que a Laguna Humantay porque o caminho é plano, já que só vi subida a trilha inteira e fica cada vez mais íngreme no finalzinho. Após toda a dificuldade e mal estar, enfim CHEGAMOS aos mais de 5000 m de altitude!

A felicidade de quem conseguiu chegar na Rainbow Mountain!
A felicidade de quem conseguiu chegar na Rainbow Mountain!

É uma sensação tão boa quando você chega e vê a montanha toda colorida que você até esquece por um instante todo o esforço feito! Lá em cima forma fila para tirar foto na beirada e à medida que você sobe a montanha a vista fica ainda mais SURREAL! Como demoramos para chegar não tive tempo suficiente para ir ao topo (normalmente são 40 minutos na montanha porque mais do que isso é muito tempo com baixa oxigenação), fora o cansaço que era imenso, entretanto valeu cada segundo! Para quem estiver com o passaporte em mãos pode pagar pelo carimbo de Vinicunca.

Mesmo que lotado, nem liguei, estava tão feliz de ter conseguido fazer a trilha e ainda tivemos a sorte de pegar um tempo perfeito de céu azulzinho, sendo que 3 dias antes a Rainbow Mountain estava toda coberta por neve e só se via a cor branca!

Vinicunca, simplesmente SURREAL!
Vinicunca, simplesmente SURREAL!

De verdade, vá com calma e respeite os sinais do seu corpo porque não é divulgado, mas existem pessoas que passam muito mal e chegam a óbito! O que me deixou muito irritada foi o nosso guia gritando para irmos mais rápido, o que estava fora de cogitação, era uma limitação física! Parece que fazem isso só para “desistirmos” e pagarmos para subir a cavalo (90 soles a subida e 70 soles a descida), o que não era uma opção para mim, pois era visível o sofrimento dos bichinhos. Ainda que você suba a cavalo você precisa fazer a subida final mais íngreme a pé. Uma saída para os aventureiros é ir de moto, que também custa 90 soles, e caminhar apenas os 5 minutos finais.

Após inúmeras fotinhos em meio a multidão, chegou a hora de dizer adeus à aquela paisagem fantástica e voltar para a van. Pensava que na descida todo santo ajudava, entretanto não foi bem assim, sofremos um bocado e cheguei com muita dor de cabeça e ânsia. Após uma hora e meia, paramos no mesmo restaurante para o almoço e depois de duas horas de viagem chegamos em Cusco por volta das 17h.

Alpacas fofíssimas são típicas desta região dos Andes peruanos!
Alpacas fofíssimas são típicas desta região dos Andes peruanos!

Este tour custou 110 soles por pessoa e incluía translado em van coletiva, guia, café da manhã, entrada e almoço. Existe também a opção de fazer o tour privativo, que pode incluir o Vale Vermelho após Vinicunca.

Uma dúvida muito polêmica é: qual a trilha mais difícil, a Rainbow Mountain ou a Laguna Humantay? Ouvi várias pessoas dizendo que a Laguna Humantay é mais difícil porque é mais íngreme e demorada, inclusive guias locais, todavia para mim a Rainbow Mountain foi de longe a mais difícil por causa da altitude mais elevada! E apesar de ter sido a caminhada mais difícil que fizemos na vida, valeu SUPER a pena! Com certeza recomendo o passeio!

Todos os preços mencionados neste post foram checados em setembro de 2023.
Confira também:
>> Cusco: dicas e o que fazer na antiga capital do Império Inca!
>> Onde comer em Cusco, uma surpreendente cidade gastronômica!
>> Como é a trilha para a belíssima Laguna Humantay no Peru?

Você também pode gostar de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *