Sempre fui apaixonada por comida mexicana, mas o que eu conhecia era apenas o tex-mex que encontramos por aí com tacos e nachos crocantes, até que visitei o Metzi, dos chefes Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, que traz pratos típicos da culinária mexicana utilizando ingredientes tradicionais brasileiros. E se eu gostei? Quero ir para o México comer agora mesmo!
Apesar de haver o menu a la carte com opções bastante interessantes, recomendo fortemente o pre-fix menu, como chamam o menu degustação da casa de 7 tempos, que deve ser a escolha de todos da mesa e custa R$ 355,00 por pessoa.
Por que o pre-fix menu? Assim como em qualquer menu degustação, você tem a oportunidade de conhecer uma grande variedade de pratos em pequenas porções, porém no Metzi se você estiver em 2 pessoas, a vantagem é maior ainda porque das 7 etapas, 6 possuem 2 opções e cada um pode escolher o que preferir, então se cada um escolher um prato diferente você praticamente dobra a experiência! E assim o fizemos.
Iniciamos nossa viagem gastronômica com a BELÍSSIMA tostada crocante de vieira crua com maionese de milho queimado e chapolin de tempero cítrico picante e a SABOROSÍSSIMA tostada crocante com purê de avocado, maionese de chiles secos com óleo da cabeça do camarão, mix de peixes, polvo e ovas de salmão!
Seguimos então para as apimentadas e SURPREENDENTES ostras frescas com salsa veneno, produzida a partir de chiles secos, cítricos e fermentados e a não tão surpreendente couve de bruxelas acompanhada de homus de grão de bico, chile mora, coentro, tangerina e base crocante, um prato ligeiramente adocicado e com o toque de frescor do coentro.
Depois foi a vez do tamal com refogado de mandioquinha e queijo fresco, envolvido em folha de couve manteiga e mole verde, preparado com uma erva mexicana chamada hoja santa, sendo esta uma opção mais verde e apimentada, e a garnacha, um taco macio com salsa crua de cambuci, suadero, uma carne de costela bovina desfiada, SUPER saborosa e molhadinha, finalizada com queijo tulha ralado, a nossa opção preferida!
Também provamos o mole branco, feito com cachaça, castanhas e especiarias, finalizado com couve flor branqueada e ressecada com uma calda de tucupi preto, jambu e melado de gengibre, um prato intenso e agridoce, além de tetela, uma massa de milho crocante recheada com mexilhão, queijo figueira e refogado de legumes, servido com mole amarillo, uma receita com mais de 20 ingredientes, entre eles o azeite de dendê e leite de coco, o que nos remete aos sabores nordestinos!
Chegamos nos principais com siri mole empanado em farinha panko de milho crioulo acompanhado de desfiado de palmito e mole de formiga chicatana e porco duroc al pastor com lombo, cebola roxa, coentro e purê de abacaxi, ambos os pratos são para montagem de tacos.
Gostei da crocância do siri mole empanado, todavia achei muito apimentado, então preferi meus tacos de porco com o adocicado purê de abacaxi!
Para limpar o paladar, experimentamos a manga, tepache de abacaxi e rapadura, bem diferente e refrescante. Ah, esta é a única etapa que só há uma opção.
Encerramos com o intenso chocoflan, um bolinho de chocolate e pudim de leite com ganache de chocolate mexicano 70% cacau, rodeado de alegria, que são castanhas caramelizadas e flocos de cumaru e o buñuelo, uma massa fininha, crocante, recheada com mousse de queijo, salpicada com polem de flor e acompanhado de sorvete à base de flor de lírio, com mel de abelhas nativas da Amazônia e limão caviar, uma sobremesa delicada, FLORAL e com a explosão cítrica do caviar! Amei!
Ainda recebemos um mimo para levar para casa: um par de bombons, um mais crocante e o outro frutado de cupuaçu! Eles ganham o meu coração com essas surpresinhas!
Enfim, valeu a pena optar pelo pre-fix menu e alguns itens realmente merecem destaque, como a tostada de polvo (comeria fácil como prato principal), as ostras, a garnacha e o buñuelo, ressalto também que vários pratos são apimentados e que achei perfeita a fusão da culinária mexicana com os ingredientes brasileiros, super recomendo!