A história do Esfihas Dozza começou em 1956, quando o casal Sr. Dozza e Isabel, filhos de imigrantes armênios, abriram um pequeno armazém onde vendiam esfihas e kibes para viagem. Atualmente, as famosas esfihas do “Seu Dozza” podem ser provadas presencialmente em 4 endereços, sendo um deles em um amplo salão no bairro de Pinheiros em São Paulo.
Além de esfihas e kibes, o cardápio conta com espetinhos, wraps, saladas e especialidades armênias, como charutos de uva e repolho, dolmá (legumes recheados com arroz, carne moída, cebola e tomate), djadjer (coalhada fresca com pepino, alho, hortelã seca e sal), entre outras.
Apesar da variedade de pratos queria mesmo era provar esfihas e kibe, então comecei com o kibe yerevan, uma casquinha de kibe recheada com coalhada e geleia de damasco.
E que escolha assertiva! A meia porção vem 4 unidades, mas poderia comer muito mais! A casca de kibe frita estava crocante, sequinha, bem recheada com uma coalhada cremosa e azedinha, sabiamente equilibrada pelo leve dulçor da geleia de fruta! O valor salgado (R$ 21,00, meia porção e R$ 34,00, a inteira) é compensado a cada mordida!
Segui a refeição com as esfihas abertas de zaatar com queijo e basterma com queijo, que agradaram-me com a massa fina, leve e ligeiramente crocante.
Em relação às coberturas, esperava o trio de queijos mais puxa-puxa e menos farelento. A esfiha de zaaar era bem condimentada, quase enjoativa, porém salva pelo toque de gergelim. Por outro lado, a de basterma, carne seca armênia, era bem saborosa sem ser salgada e estava tostadinha nas bordas!
Confesso que esperava um pouco mais das esfihas, todavia o kibe yerevan ganhou o meu coração e fez valer a visita!