A Tropicana surgiu após uma viagem ao sudeste asiático, onde inspiraram-se no thai ice cream rolls e na culinária cambojana, que preza o uso de ingredientes orgânicos. Atualmente, a sorveteria está instalada em um gracioso sobrado verde na Vila Mariana, próxima à estação de metrô Paraíso.
Os sorvetes à moda tailandesa são preparados sobre uma chapa congelada a -20ºC, utilizando bases desenvolvidas na casa, a partir de ingredientes naturais, livres de gordura hidrogenada e aditivos químicos, mescladas a sabores tipicamente brasileiros, e finalizados com uma ou mais coberturas.
Além dos sorvetes na chapa, A Tropicana serve comidas naturais como tapiocas, crepiocas, omeletes e saladas, mas não pense em uma tapioca ou crepioca comum. A goma de tapioca, de fabricação própria, é hidratada com suco de beterraba, tornando-a cor-de-rosa e nutritiva!
Então, provei a tapioca Thai feita com frango sustentável tailandês ao curry, leite de coco, pimentão, cenoura e amendoim torrado (R$ 18,00). E que grata surpresa! Porque para ser sincera não sou muito fã de tapioca, porém essa estava uma delícia!
A tapioca tinha uma cor maravilhosa e estava macia, com a superfície levemente crocante e muito bem recheada com frango desfiado e cenoura ralada fininha, que incorporaram divinamente o sabor do leite de coco e o ligeiro apimentado do curry! Ainda gostei do pimentão não evidente e a crocância dos amendoins torrados!
Em seguida, experimentei o sorvete na chapa, vegano e 100% orgânico, feito com leite de amêndoas e amora sob compota azedinha de frutas vermelhas (R$ 18,00). O resultado desta composição foi um sorvete harmônico, leve e refrescante! Uma ótima escolha para quem gosta de sobremesas não muito doces e não se importa com a textura das sementes da fruta.
Fiquei muito feliz de encontrar o sorvete tailandês em São Paulo e conhecer esta belezinha de tapioca rosa, super indico A Tropicana!