Situada em São Paulo, Londres e Los Angeles, a Japan House é um projeto criado pelo governo japonês com o intuito de propagar a autêntica cultura japonesa para o mundo. A partir desses centros culturais difunde-se desde a cultura milenar do Japão até sua contemporaneidade.
A Japan House oferece uma agenda repleta de bate-papos, palestras, seminários, workshops, exposições, entre outras atividades. Visitei a exposição Japão 47 Artesãos que está em cartaz de 22 de abril a 17 de julho de 2019, com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka do D&Department Project.
Japão 47 Artesãos apresenta peças feitas por artesãos de todas as 47 províncias nipônicas. As peças expostas estão divididas em cinco agrupamentos que compõem as áreas geográficas do Japão: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa.
“A exposição é uma forma visual de apresentar ao público um panorama das 47 províncias japonesas, traduzidas por meio de objetos contemporâneos que seguem preceitos tradicionais em sua técnica ou na escolha de materiais. É mais um exemplo dessa harmonia tão importante na cultura japonesa entre o passado e o presente”
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo
Adorei a exposição, valorizei cada objeto da mostra e sua história.
E ainda aproveitei a visita para conhecer os outros espaços do centro cultural, como o restaurante Aizomê Japan House, as lojas e o espaço multimídia.