Apesar de sempre cinzenta, Lima tem seus encantos e é indispensável para qualquer amante da gastronomia, pois abriga alguns dos melhores restaurantes do mundo! Confira aqui dicas e o que fazer em 2 dias na capital peruana!
Nem sempre Lima está no topo da lista de quem viaja ao Peru ou torna-se apenas uma passagem rápida por ser a porta de entrada para o país. No entanto, a capital peruana é parada obrigatória para qualquer amante da gastronomia, uma vez que abriga alguns dos melhores restaurante do mundo, como o Central e o Maido! Confira aqui dicas e as principais atrações de Lima para conhecê-la com calma em 2 dias!
- Quando ir
- Quanto tempo ficar
- Visto
- Qual moeda levar
- Onde se hospedar
- O que fazer
- Meu roteiro de 2 dias
- Onde comer
- Dicas e informações finais
Quando ir
Lima é um destino para o ano todo, a diferença é que no verão, de dezembro a março, faz mais calor com o termômetro variando entre 20 e 27ºC, no restante do ano as temperaturas são mais amenas com mínimo de 15ºC. Devido ao seu clima desértico, raramente chove, mas passa a maior parte do ano nublado.
Quanto tempo ficar
Para explorar melhor a cidade sugiro 3 dias, assim é possível visitar também os bairros Barranco, Surquillo e San Isidoro, porém com 2 dias já é possível ver com calma os principais pontos turísticos de Lima. Para os que possuem pouco tempo, é possível explorar a cidade durante as conexões de ida e volta.
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru, apenas um documento de viagem válido, que pode ser o passaporte com validade mínima de 6 meses, inclusive para a saída do Peru, ou o RG em bom estado de conservação.
Qual moeda levar
A maneira mais fácil de se realizar pagamentos em Lima é com cartão de débito carregado em dólar, como a Wise, Nomad, Inter, entre outros. Para casos em que sejam necessários pagamentos em espécie na moeda local, o Sol, é possível utilizar estes cartões para saques.
Apesar do Inter ter cotação melhor e saques gratuitos, tivemos mais dificuldade em encontrar caixas eletrônicos que aceitassem este cartão. Por outro lado, não tive problema para sacar dinheiro com a Wise, contudo após o valor referente a R$ 1400,00, o valor do saque variava entre os caixas eletrônicos de 18 a quase 30 soles, o que tornava o saque quase inviável.
Onde se hospedar
As atrações turísticas de Lima são bastante dispersas, portanto recomendo o bairro de Miraflores, uma região mais agradável, tranquila e bem servida de ótimos restaurantes!
Nos hospedamos no Ibis Lima Larco Miraflores e fizemos várias coisas a pé e quando precisamos ir para mais longe utilizamos táxi e Uber. Apesar da ótima localização, decepcionei-me um pouco com a desorganização do hotel.
O que fazer
Certamente Lima possui atração para vários dias, todavia destaco abaixo as principais atrações da cidade: o bairro de Miraflores, o Parque de la Reserva e o Centro Histórico:
MIRAFLORES
Miraflores está próximo à costa limenha, é um bairro seguro e super agradável para caminhar apreciando o Pacífico e os diversos parques bem cuidados, como o Parque del Amor e sua famosa escultura El Beso e arte em mosaico, Faro de la Marina, o gracioso Parque Chino, onde presenciamos até um pedido de casamento, e o Parque María Reiche, que faz referências às misteriosas Linhas de Nazca com flores, melhor visto de cima.
PARQUE DE LA RESERVA
Vale a pena conhecer também o Parque de la Reserva, onde situa-se o Circuito Mágico del Agua com 13 fontes diferentes, uma mais bonita que a outra! Diversão certa para crianças e adultos! À noite, todos se aglomeram na lateral direita da extensa Fuente de la Fantasía para assistir ao show de águas dançantes, luzes, sons e projeções holográficas! Os shows ocorrem às 19h15, 20h15 e 21h30. Ah, a entrada para pedestres é pela Puerta 3.
CENTRO HISTÓRICO
Ao contrário da tranquilidade de Miraflores, o Centro Histórico de Lima é um tanto caótico, entretanto não deixa de ter o seu charme. Um bom exemplo é a Basílica Santuario Santa Rosa de Lima, que além de belas roseiras, abriga um poço dos desejos!
Entre a Basílica Santuario Santa Rosa de Lima e a Plaza Mayor está a Basílica y Convento de Santo Domingo, que estava em reforma durante a nossa viagem.
Já na Plaza Mayor de Lima encontra-se o Palacio de Gobierno del Perú, a imponente Catedral de Lima, o Palacio Arzobispal de Lima e o Palacio Municipal de Lima. A praça e as redondezas é bem bonitinha e agradável de se caminhar!
Outra atração bastante procurada, mas que também estava em reforma na época é a Basília y Convento de São Francisco de Lima e as Catacumbas del Convento de San Francisco. Ali próximo encontra-se o Parque la Muralla, que para ser sincera achei bem fraquinho.
Para os amantes de chocolate, vale visitar o ChocoMuseo e degustar os mais variados tipos de chocolate com ingredientes tipicamente peruanos, como coca, quinoa e physalis.
PARQUE 7 DE JUNIO E PARQUE JOHN F. KENNEDY
Se você gosta de gato, como eu, vai adorar visitar os Parques 7 de Junio e John F. Kennedy, que tornaram-se verdadeiros abrigos e guardiões dos felinos!
OUTRAS ATRAÇÕES
Não tivemos tempo, todavia gostaria de ter visitado o gracioso bairro de Barranco, o Bosque el Olivar em San Isidoro e o sítio arqueológico Huaca Pucllana Site Museum em Miraflores.
Meu roteiro de 2 dias
Fizemos tudo com muita calma, já que eram os nossos últimos dias de férias e o roteiro ficou basicamente assim:
- Dia 1: Chegada, Miraflores e Parque de la Reserva
- Dia 2: Centro histórico, Parque John F. Kennedy e Maido
Onder comer
Bastou pouco tempo para nos apaixonarmos pela culinária peruana e notarmos como faz todo o sentido ela estar sob os holofotes dos críticos gastronômicos internacionais! Tivemos as mais variadas experiências gastronômicas em Lima, do baratinho ao 6º melhor restaurante do mundo e nada nos decepcionou!
SHOPPING LARCOMAR
Em nosso primeiro dia almoçamos no Mangos, uma das opções no conveniente Shopping Larcomar, a menos de 500 m do nosso hotel e ponto de partida para conhecermos Miraflores. Provamos o tiradito, mais ácido, e o bem temperado arroz chaufa. Queria ter conhecido o Tanta, o fast food do chef Gastón Acurio, porém não estava em funcionamento naqueles dias.
EL PAN DE LA CHOLA
Para o café da tarde, comemos uns docinhos no El Pan de la Chola antes de seguirmos de Uber para o Parque de la Reserva. De lá, agradou o crocante folhado de morango chamado Kouign Amann!
LA LUCHA SANGUCHERIA
Após o show no Circuito Mágico del Agua no Parque de la Reserva pegamos um táxi (terão milhares de motoristas aguardando ansiosamente a saída dos turistas) de volta para Miraflores e jantamos na La Lucha Sangucheria, uma lanchonete famosa do Peru. Destaque para o saboroso Lomo Lucha!
AL TOKE PEZ
Um pouco fora de mão, no bairro de Surquillo, o restaurante Al Toke Pez é DIVINO e vale a pena a visita! Este pequeno e simples restaurante ficou muito famoso após aparecer na série Street Food Latin America da Netflix e hoje recebe turistas do mundo todo!
Ficamos menos de 1 hora na fila e tivemos um das melhores refeições da viagem com um combinado de cebiche mixto, arroz con mariscos e chicharrón de pota (semelhante à nossa lula à doré) por apenas 30 soles! A porção é muito generosa, tudo fresco e bem temperado, simplesmente incrível!
PICARONES MARY
Ainda na rota Netflix, no Parque John F. Kennedy destaca-se uma barraquinha vermelha com os Picarones Mary, que são tradicionais e deliciosas rosquinhas de batata doce e abóbora crocantes por fora e macias por dentro cobertas por uma calda de açúcar mascavo, que também apareceram no Street Food Latin America!
MAIDO
Por fim, encerramos nossas comilanças no refinado e premiado Maido, considerado o 6º melhor restaurante do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants, com atendimento impecável e uma degustação fantástica de 11 tempos com influência japonesa, utilizando os melhores ingredientes peruanos com evidência nos de origem amazônica! SUPER RECOMENDO!
Ainda dentro da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo estão o Central em 1º lugar, o Kjolle em 28º e o Mayta em 47º, ou seja, opções não te faltarão! Confesso que tentei reservar o Central, do chef Virgilio Martinez, entretanto não obtive sucesso. Se for a sua escolha, atente-se para reservar o quanto antes, pois o restaurante é super concorrido!
Dicas e informações finais
Para sair do aeroporto existem duas maneiras mais seguras: táxis com preços predefinidos por bairro, por exemplo 60 soles para Miraflores e San Isidoro, ou ônibus para Miraflores por 20 soles por pessoa ou 15 soles se estiver em 2 ou mais pessoas. Utilizamos o serviço de táxi, que foi prático e rápido.
Apesar da maioria dos nossos aparelhos eletrônicos, como notebook, celular e power bank já serem bivolts, é sempre bom saber a voltagem local, no caso do Peru é 220 V e a maioria das tomadas é do tipo A (2 pinos chatos) e C (2 pinos).
Em relação ao fuso horário, o Peru está 2 horas “atrasado” em relação ao Brasil.
Espero que as dicas deste post tenham sido úteis para você montar o seu roteiro ou que tenham te inspirado a conhecer Lima e sua divina gastronomia!